IFRR participa da 1ª Mostra Gastronômica no Distrito de Apiaú, em Mucajaí, neste sábado, 28

Publicado em 27 de Junho de 2025 às 15:36
Autoria
Antonio Matos - REVISOR DE TEXTOS
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

Com programação diversificada, que inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa, o evento será realizado na quadra de esportes da Vila da Penha

Apresentação cultural
Apresentação cultural

Neste sábado, 28, a partir das 9 horas, a quadra de esportes da Vila da Penha será palco da “1ª Mostra Gastronômica: o sabor da cultura que formou nossa colônia”. O evento contará com a participação de diversas instituições, entre elas o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que integra a programação com atividades culturais e educativas.

Ao longo do dia, o público poderá prestigiar apresentações de Boi-Bumbá do Maranhão e do Amazonas, além de participar de oficinas temáticas, rodas de conversa e palestras que destacam a diversidade cultural do município. A programação completa, as organizações envolvidas e o link de inscrição podem ser conferidos em material de divulgação produzido pela organização do evento (Acesse aqui.)

Entre as atividades conduzidas por servidores e egresso do IFRR estão as seguintes:

  • Palestra A gastronomia nas teias da cultura”, às 9h20, logo após a abertura oficial, que será ministrada pelo professor de História Marcos Antonio de Oliveira (CBVZO/IFRR).
  • Oficina "Promoção de Equidade de Gênero nos Cursos Técnicos do IFRR", às 10h15, conduzida pelo professor de Sociologia Heitor Claro da Silva (CBV/IFRR).
  • Oficina "Políticas Culturais", às 11h30, ministrada pelo professor de Artes Leonardo Brito.
  • Roda de conversa “A problemática da evasão rural e o resgate dos valores do campo”, a partir das 14 horas, conduzida por Elber Gomes, técnico em guia de turismo formado pelo IFRR.

Segundo o coordenador estadual do Programa de Agentes Territoriais de Cultura, Adnan Assad Youssef Filho, servidor do IFRR, a participação institucional no evento reflete o compromisso do instituto com as ações de extensão e valorização cultural. Ele esclarece que a mostra é fruto da parceria entre os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis), os setores de extensão dos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), e o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), que inclui os agentes territoriais de cultura. “A mostra tem como objetivo evidenciar a influência dos pratos típicos e das manifestações culturais dos estados de origem dos pioneiros na formação das comunidades de Mucajaí”, explicou Youssef.

Interessados em participar e receber certificado devem realizar a inscrição gratuitamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), acessando o link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/737/.

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Imagem: organização do evento

Ascom/Reitoria

27/6/2025