IFRR promove roda de conversa virtual sobre o Agosto Lilás

Publicado em 25 de Agosto de 2025 às 12:18

O evento, organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida do IFRR, ocorre dia 28 de agosto

O IFRR promove, no próximo dia 28 de agosto, às 15 horas, uma roda de conversa virtual aberta à comunidade interna e externa da instituição.
O IFRR promove, no próximo dia 28 de agosto, às 15 horas, uma roda de conversa virtual aberta à comunidade interna e externa da instituição.

Em alusão ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher –, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVSS), promove, no próximo dia 28 de agosto, às 15 horas, uma roda de conversa virtual aberta à comunidade interna e externa da instituição. O encontro será realizado pela plataforma Google Meet, no link disponível aqui.

A atividade terá como convidada a chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Aurilene Moura Mesquita, que conduzirá a conversa sobre “O papel do judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher: desafios e perspectivas”. A mediação ficará sob a responsabilidade da psicóloga Wilma Moraes, da CQVSS.

Segundo Wilma, a iniciativa busca sensibilizar os participantes e informá-los da identificação de situações de violência, dos canais de denúncia e dos serviços especializados de atendimento disponíveis no estado. “Além disso, pretende reforçar a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção, bem como estimular medidas de prevenção, suporte às vítimas e promoção de uma cultura de respeito”, disse.

A psicóloga ressalta que a realização do evento é um passo importante para o enfrentamento coletivo à violência contra as mulheres, ampliando o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação e fortalecendo a luta contra todas as formas de discriminação e violência de gênero.

DATA

De acordo com o Ministério das Mulheres, o Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em 2025, a mobilização ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.

Em 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 19 anos, sendo reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres. A norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.

Link da sala: https://meet.google.com/gnn-vnyu-voo.

'

Ascom/Reitoria

19/8/2025