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Campus Bonfim realiza visita técnica pioneira à Guiana para fortalecer cooperação educacional na fronteira

Publicado em 4 de Novembro de 2025 às 15:42

A ação integra o XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana e promove aprendizagem bilíngue e intercultural entre estudantes

Visita à instituição educacinal em Lethem/Guiana
Visita à instituição educacinal em Lethem/Guiana

Em iniciativa inédita na região de fronteira, estudantes do ensino médio do Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) realizaram, no dia 30 de outubro, visita técnica à Saint Ignatius Secondary School, localizada em Lethem, na Guiana. A atividade fez parte do XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana e integrou o projeto “Inova: Gestão sem Fronteiras – Aprendizagens Interculturais”, aprovado no Edital 5/2025-Proen/IFRR.

A visita teve como propósito aprofundar a cooperação educacional entre os dois países e promover experiências de aprendizagem bilíngue e intercultural entre estudantes brasileiros e guianenses. Durante o encontro, foram desenvolvidas atividades práticas nas áreas de administração, comunicação e planejamento, além de oficinas culturais e simulações administrativas realizadas em português e inglês.

Adotando uma abordagem interdisciplinar, o projeto tem base em princípios de cidadania planetária, equidade e plurilinguismo, e utiliza metodologias de aprendizagem por projetos e experiências práticas. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da rede de cooperação educacional entre instituições localizadas em áreas de fronteira, ampliando oportunidades de formação e integração entre comunidades escolares do Brasil e da Guiana.

Cumprimento entre os diretores das instituições

A visita técnica marcou a culminância das atividades do XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana. Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Palomino, a proposta busca ampliar o uso funcional do inglês e do português em situações reais de convivência internacional, além de incentivar o aprendizado prático e colaborativo entre os estudantes. A experiência também estimula o respeito à diversidade linguística e cultural da região e a aplicação de saberes das áreas de administração, comunicação e planejamento em contextos multiculturais.

Conforme explicado no projeto, a proposta da atividade está em consonância com os Parâmetros Nacionais para a Internacionalização da Educação Básica (MEC, 2022) e com a Política de Internacionalização do IFRR (PDI 2024-2028), que orientam a incorporação sistemática da dimensão internacional e intercultural nas práticas pedagógicas.

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Fotos: gestão do CAB

4/11/2025