Uma delegação do Instituto Federal de Roraima (IFRR), composta por 22 pessoas, entre servidores da Reitoria, servidores e alunos dos Campi Boa Vista, Novo Paraíso e Zona Oeste, participou, nos dias 13 e 14 de junho, do Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica (Saept), realizado pelo Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CMC/Ifam).
A participação da equipe do IFRR foi articulada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFRR, com o apoio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Boa Vista (Dipesp/CBV), e da Reitoria, permitindo a atualização e o alinhamento das demandas profissionais na área da educação, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP 2024).
Segundo a diretora de Pesquisa do CBV, professora Lívia Silva, o evento contribuiu para o conhecimento da organização e das práticas de ensino, promovendo um desenvolvimento contínuo e qualificado dos servidores e dos alunos do programa de mestrado. “O Saept objetiva ampliar o debate sobre a educação profissional e tecnológica no contexto amazônico, bem como representa um movimento de consolidação e ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do ProfEPT”, disse.

Agenda de visitas – Durante a viagem, foi possível à equipe gestora do IFRR presente, composta pelo coordenador de Pós-Graduação, professor André Triani, pela diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Lívia Rodrigues da Silva, e pela coordenadora local do ProfEPT no IFRR, professora Márcia Brazão, conhecer o portfólio da área de pesquisa e inovação do Ifam, estreitando os laços entre as instituições, bem como trocar conhecimentos.
Na manhã do dia 14, sexta-feira, os gestores do IFRR estiveram com o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do CMC/Ifam, professor João dos Santos Cabral Neto, que apresentou as ações promovidas pela Dipesp no Ifam, sinalizando possíveis acordos de parceria com o IFRR.
No período da tarde, a equipe se deslocou até o Polo de Inovação do Ifam, localizado no Distrito Industrial, onde visitou os laboratórios e os espaços de criação e de treinamento das diversas áreas da inovação. “Na oportunidade, pudemos esclarecer algumas dúvidas e ampliar os horizontes e as possibilidades para expandir a inovação no Estado de Roraima, por meio da nossa instituição e de empresas parceiras”, explicou Lívia.
Conforme a coordenadora do ProfEPT no IFRR, professora Márcia Brazão, a participação em eventos científicos, sejam regionais, sejam nacionais, permite, sobretudo, o conhecimento das experiências e das práticas desenvolvidas por outras instituições de referência, como o Ifam. “A participação no Saept permitiu que nossos alunos e professores entrassem em contato com inovações e práticas adotadas por outras instituições de ensino superior. Eventos como esse, que tem alcance nacional, são fundamentais para a promoção e divulgação dos produtos e dissertações desenvolvidos no âmbito do programa. Essas plataformas oferecem visibilidade e reconhecimento às pesquisas realizadas, incentivando a produção científica de qualidade e a criação de redes de colaboração”, comentou.
Ainda de acordo com a professora, as discussões e as apresentações ocorridas no simpósio estimularam reflexões críticas e inspiraram abordagens metodológicas e teóricas, que podem ser incorporadas ao currículo do ProfEPT. “Ao envolver-se ativamente em eventos dessa magnitude, o programa consolida seu papel como um agente transformador na educação profissional e tecnológica no Brasil”, finalizou.

A servidora Alizane Aniceto, que também é mestranda do profEPT, integrou a delegação e, durante o evento, apresentou o trabalho "Educando para a Paz no Ensino Médio Integrado: Impactos da Parentalidade Consciente na Formação Integral de Adolescentes", desenvolvido em parceria com sua orientadora, professora Raimunda Rodrigues. “Foi uma experiência incrível poder apresentar, dialogar e debater nosso artigo no Saept 2024, em Manaus, fruto da parceria com minha orientadora Raimunda Rodrigues, a quem sou profundamente grata, pois é na construção coletiva que encontramos a potência do ser humano. O destaque dessa apresentação está na formação humana integral na EPT, que olha para o adolescente para além da dimensão cognitiva, na configuração de sala de aula, vendo-o como um sujeito atravessado por diversos contextos, principalmente pela família, que forma e ‘deforma’ o psiquismo humano, o que impacta diretamente a estruturação de personalidade e os processos de ensino aprendizagem”, relatou.