A partir desta quinta-feira, 6, estão abertas as inscrições para o vestibular do curso superior Tecnologia em Aquicultura, ofertado pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR). O período de inscrições segue até 27 de novembro. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) do IFRR. A página específica do certame é https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/415/.
Durante o processo de inscrição, o candidato deve preencher os dados pessoais e anexar o arquivo contendo a frente e o verso do histórico escolar do ensino médio. Para concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas, é necessário realizar a devida comprovação documental. Todas as regras e orientações estão descritas no edital completo.
Marcada para o dia 7 de dezembro, a prova objetiva será composta por 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O exame será aplicado das 9h às 12h (horário local), nas dependências do campus. Os candidatos devem apresentar-se com documento oficial de identificação com foto, com antecedência mínima de trinta minutos.
Para obter informações adicionais sobre o processo seletivo e tirar dúvidas, os candidatos podem encaminhar e-mail para cpps.amajari@ifrr.edu.br.
Cronograma
- Período de inscrição: de 6 a 27 de novembro
- Aplicação da prova: 7 de dezembro
- Publicação da pontuação: 12 de dezembro
- Convocação para heteroidentificação: 15 de dezembro
- Resultado final: 22 de dezembro
- Matrículas: de 12 a 23 de janeiro de 2026
Curso
Com carga horária total de 2.720 horas, o curso tecnológico tem duração de três anos, divididos em seis semestres (módulos).
O tecnólogo em aquicultura é um profissional capacitado para atuar nos diversos segmentos da cadeia produtiva aquícola e pesqueira — da produção e pesquisa à gestão e comércio.
Ele está habilitado a trabalhar com peixes, crustáceos, moluscos, rãs e algas, em atividades de planejamento, execução e manejo de ambientes de cultivo.
Entre suas atribuições estão o preparo de tanques e viveiros, o controle da qualidade da água e do solo, a reprodução e o crescimento das espécies, além do acompanhamento sanitário e nutricional. O profissional também atua no beneficiamento do pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos de origem aquícola.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Foto: Ascom/IFRR
6/11/2025