Nas atividades práticas realizadas no âmbito dos cursos de licenciatura do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), os acadêmicos são constantemente desafiados a colaborar com iniciativas e projetos sociais, a fim de contextualizar a formação inicial docente com preparação para atuação em espaços de educação não formais. Foi com essa proposta que, nos dias 4 e 5 de junho, 20 acadêmicos do segundo módulo do curso Licenciatura em Educação Física realizaram cinco oficinas recreativas integrando conceitos da educação física e da psicologia.
As oficinas, com os temas Brincando com Percepções, Explorando a Memória com Diversão, Criando Quebra-Cabeças com Letras, Corrida das Emoções e Recreação na Linguagem, foram ofertadas a dez crianças de 6 a 11 anos no Espaço Saber, localizado na Rua Evangelista Pereira de Melo, 376, Bairro Tancredo Neves. Elas envolveram o estudo das funções egoicas a partir da percepção da realidade, da memória, da linguagem, do raciocínio da consciência e da concentração como funções de regulação e adaptação do indivíduo ao meio para suporte no desenvolvimento e aprendizagem.
O projeto, desenvolvido sob a orientação das professoras Virgínia Marne dos Santos e Esmeraci Nascimento, faz parte das atividades práticas dos componentes curriculares Psicologia Geral e Comunicação e Língua Portuguesa na Docência, ministrados, respectivamente, pelas docentes. “A principal finalidade da ação foi promover o estudo, a pesquisa e as estratégias de aprendizagem integradas que proporcionassem aos acadêmicos a aquisição de habilidades e o aprimoramento de competências voltadas à formação inicial do docente de Educação Física, a fim de que desenvolvam projetos de ensino de educação física a partir de um tema das funções de regulação e adaptação do indivíduo ao meio para suporte no desenvolvimento e aprendizagem de crianças em um espaço não formal”, disse Esmeraci.

De acordo com a professora Virgínia Marne, as oficinas pedagógicas para o ensino de educação física em espaços não formais foram planejadas a partir do projeto interdisciplinar desenvolvido no módulo II do curso Licenciatura em Educação Física. “O projeto consiste em uma estratégia de ensino-aprendizagem que objetiva promover o diálogo entre a teoria e prática pedagógica, por meio do planejamento e da execução de oficinas pedagógicas, cujo fim é o fortalecimento da formação de estudantes do curso de licenciatura, futuros professores, que executarão a prática profissional docente em Roraima. Além disso, caracteriza-se como um instrumento que visa integrar os componentes curriculares, proporcionando reflexões e ações sobre demandas de planejamento educacional interdisciplinar, processo de formação de professor e aproximação entre a agência formadora e a realidade de um espaço não formal de educação”, explicou.
Além das etapas de pesquisa e planejamento, os acadêmicos passaram por uma banca de apreciação dos planejamentos pedagógicos das oficinas, para a apresentação do planejamento a professores externos, visando ao aprofundamento das percepções do processo criativo de planejamento.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de expressar-se em público, apresentando e defendendo suas ideias, assim como de aperfeiçoar a escrita, a leitura e a interpretação de diferentes gêneros acadêmicos, além de tornar as vivências acadêmicas em experiências de docência em seus percursos formativos.
Para a acadêmica Ingrid Dinorah de Araújo Cavalcante, uma das ministrantes das oficinas, o desenvolvimento da atividade recreativa resultou no fortalecimento da função egoica da consciência, estimulando as crianças a desenvolver uma autoimagem e uma compreensão mais profunda de si mesmas enquanto trabalhavam o pensamento cognitivo, as emoções afetivas e as habilidades psicomotoras. “Trabalhamos nas crianças a prática do estímulo, a autoconfiança, fomentamos a expressão emocional, incentivamos a empatia e o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, todas planejadas para que a criança entenda que o processo de alfabetização é satisfatório e que pode ser desenvolvido de diversas maneiras. Como acadêmica, foi um aprendizado teórico e prático incrível, que contribuirá para minha vida profissional. A partir dessa prática, concluímos que, quantas vezes for necessário recriarmos atividades para que uma criança leia e entenda o processo de alfabetização, valerá sempre a pena”, comentou.
Espaço Saber - Segundo a idealizadora e responsável pelo Espaço Saber, professora aposentada do IFRR Celina de Assis, o local constitui-se em espaço dedicado à formação de leitores, por meio da promoção de atividades diversificadas voltadas ao tema, que atende crianças e adolescentes do Bairro Tancredo Neves e adjacências. “Em sendo um espaço dinâmico, estimula a participação ativa de diferentes atores, de diferentes áreas, como foi a participação dos estudantes de Educação Física do CBV, desafiando-os para a compreensão das diversas possibilidades de integração do seu trabalho com as demais áreas. No que diz respeito aos benefícios para o projeto Espaço Saber, a parceria com o IFRR, por meio dessa ação, tem significativa importância, pois nos possibilita mostrar a esses futuros professores que a leitura e a escrita na educação básica precisa ser um compromisso assumido por todas as áreas”, declarou.