Inscrições para interessados em compor o Conselho Editorial do IFRR seguem até 31 de julho

Publicado em 25 de Julho de 2024 às 14:20
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

Estudantes e servidores ativos e inativos podem participar da seleção

Servidores e servidoras do IFRR, além de estudantes podem participar do processo seletivo para compor o conselho editorial
Servidores e servidoras do IFRR, além de estudantes podem participar do processo seletivo para compor o conselho editorial

As inscrições para quem deseja integrar o Conselho Editorial do IFRR seguem abertas até 31 de Julho. Os interessados devem acessar o Suap, conforme orientações indicadas no edital, para efetuar a candidatura à vaga. Ao todo, o colegiado é composto por 32 integrantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes.

Podem participar do processo seletivo servidores (ativos ou aposentados) e estudantes do IFRR. Os selecionados irão atuar no conselho com as seguintes atribuições:

– Analisar, emitir pareceres e solicitar, quando necessário, avaliação de pareceristas da comunidade científica e especializada sobre as propostas de publicação de obras acadêmico-científicas, didático-pedagógicas, literárias e artísticas;

– Apoiar e auxiliar o Núcleo de Publicação (NUP), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi), na tomada de decisões, na implementação de ações diversas e em articulações, quando necessário;

– Estabelecer e revisar os procedimentos de admissão, permanência e exclusão dos periódicos no Portal de Periódicos;

– Aprovar a publicação de obras em coedições;

– Liberar as obras para impressão, acabamento, divulgação e lançamento.

Os selecionados para compor o conselho terão mandato de dois anos, sem remuneração, mas a atuação será contabilizada na carga horária de trabalho semanal.

CONSELHO – O Conselho Editorial é um órgão normativo, consultivo e deliberativo da política editorial do IFRR, sendo responsável pela promoção da política editorial da instituição nas várias áreas do conhecimento, abrangendo edição, difusão, distribuição e, quando couber, comercialização dos produtos editoriais. Além disso, tem como responsabilidade a análise e a aprovação de obras para publicação, a definição e o acompanhamento da política e linhas editoriais, a apreciação de propostas de convênios e contratos vinculados à edição e à coedição de livros, bem como o acompanhamento do processo de produção editorial e gráfica das publicações institucionais.

Ascom/Reitoria

25/7/24