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IV Mostra Pedagógica da EAD visou fortalecer parcerias para ampliação dos cursos em comunidades indígenas

Publicado em 7 de Agosto de 2024 às 15:05
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

Tema da mostra abordou “O perfil do aluno EAD e o processo de inclusão social”

Mostra pedagógica da EAD reuniu cerca de 400 pessoas na Comunidade do Morcego
Mostra pedagógica da EAD reuniu cerca de 400 pessoas na Comunidade do Morcego

A IV Mostra Pedagógica da EAD 2024, organizada pelo Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista (Dead-CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que teve como tema “O perfil do aluno EAD e o processo de inclusão social”, reuniu um público estimado em 400 pessoas na Comunidade do Morcego, região do Murupu, zona rural de Boa Vista.

Conforme o Dead, a mostra teve como principal finalidade proporcionar o fortalecimento da parceria com as comunidades indígenas com vistas à ampliação da oferta de vagas nessas localidades.

A tuxaua da Comunidade do Morcego, Leirejane Silva, destacou a importância da presença do IFRR da região. “A presença do IFRR na comunidade é a realização de um sonho, e poder fazer parte deste momento é muito gratificante. Acredito que esse é o início de uma longa e produtiva caminhada. Percebemos que há um retorno dessa parceria quando observamos a excelente atuação dos egressos do IFRR nas comunidades. Então, esse é um marco histórico para todos nós, pois certamente, no futuro, formaremos nessa instituição nossas crianças, adolescentes e jovens, que irão contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”, disse.

Gestores do Campus Boa Vista e da Reitoria prestigiaram o evento

Mostra – O evento, ocorrido no último dia 2 de agosto, contou com a participação de acadêmicos dos cursos de licenciatura em EAD ofertados pelo Dead, além de servidores e colaboradores do departamento. Houve uma vasta programação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, com tudo relacionado ao tema central da mostra.

As atividades esportivas, recreativas e pedagógicas voltadas ao público infantil foram organizadas e realizadas pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola, Licenciatura em Letras-Espanhol e Literaturas Hispânicas, e Ciências Biológicas.

Para a servidora do Dead e coordenadora da mostra, professora Maristela Pereira, um dos objetivos da mostra foi apresentar as vivências dos alunos em EAD, sua autonomia em estudar e inclusão na sociedade local, além das potencialidades de cada área do conhecimento, das especificidades dos diferentes cursos ofertados na modalidade e da expressiva influência destes na formação dos futuros docentes. “A mostra foi de grande relevância, pois aproximou os acadêmicos dos cursos em EAD do IFRR da comunidade indígena. A experiência foi gratificante para ambos os lados. Ficou evidente a responsabilidade de inclusão social que a instituição tem para com os povos originários. Além disso, foi uma grande oportunidade de apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos e incentivar a comunidade externa a participar da formação inicial”, declarou.

Os acadêmicos coordenaram as atividades recreativas e pedagógicas voltadas às crianças e adolescentes

Programação – Além de palestras com temas sugeridos pela própria comunidade, a mostra contou com apresentação de relatos de vivências de acadêmicos da EAD, que falaram dos desafios e das possibilidades percebidas por meio da modalidade.

O acadêmico do 4º módulo do curso Licenciatura em Pedagogia Rivaldo Tavares Magalhães, da etnia wapixana e morador da Comunidade Truaru da Cabeceira, falou da importância da EAD para as comunidades indígenas. “Não temos instituições de ensino superior próximas às comunidades e, devido ao trabalho, não temos como estudar presencialmente. Então, a EAD foi fundamental para que eu pudesse ingressar no ensino superior. Sempre tive vontade de fazer Pedagogia e estou realizando esse sonho de estudar no IFRR”, relatou.

Alcance – O primeiro curso a ser ofertado no polo da Comunidade do Morcego é Licenciatura em Educação Física, que teve início em abril, com 314 alunos. Desse total, 49 são indígenas, distribuídos nos sete polos em que o curso é ofertado, sendo quatro moradores da comunidade do Morcego.

A oferta de cursos de licenciatura na região beneficia não somente os indígenas moradores das comunidades circunvizinhas, como Truaru, Serra da Moça e Anzol, mas também as famílias que vivem em áreas de assentamentos e fazendas.

As atividades foram ofertadas para moradores da Comunidade do Morcego e adjascentes

Para o coordenador do curso Licenciatura em Educação Física em EAD, professor Marcello Soares, o curso representa uma oportunidade ímpar, principalmente, para os indígenas. “Esse curso abre uma grande porta para interessados nessa área. Com a oferta dele, cumprimos o papel de levar ensino de qualidade para uma região até então não coberta por nossa instituição. Espero que, no futuro, tenhamos profissionais de qualidade nas respectivas comunidades”, explicou.

A implementação de políticas no campo da EAD tem permmitido o aumento do número de vagas para a modalidade

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, participou do evento com pró-reitores e diretores. Ela ressaltou o constante trabalho realizado pela equipe em busca do fortalecimento das políticas institucionais no campo da EAD. “Temos trabalhado bastante para levar a marca da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aos diversos cantos do nosso estado, pois estamos presentes em todos os municípios com o diferencial dos nossos cursos. Há 31 anos, transformamos vidas e, mais recentemente, tivemos a aprovação de cerca de três mil vagas para a EAD, fruto do esforço coletivo, congregando trabalho e compromisso dos nossos servidores e colaboradores, não somente da Reitoria, mas também de todos os campi do IFRR”, afirmou.

Os gestores destacaram a importância da parceria com as comunidades indígenas para a ampliação da oferta de novos cursos

Na opinião da diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a mostra representou mais um momento de efetivação do fazer pedagógico proposto pelos cursos de licenciatura. “Esse evento se constitui em uma atividade extremamente significativa por meio da qual o fazer pedagógico se efetiva de maneira integral, alinhando teoria e prática. Além disso, esse polo tem um papel estratégico para a região, pois é referência desde o início do processo de construção. Ele conta com o apoio de muitos servidores, colaboradores e acadêmicos, e certamente ainda trará resultados muito positivos para essa comunidade e região”, disse.

Segundo o diretor do Dead, professor Tomás Hernandez, a ampliação da oferta garante a manutenção do compromisso com a oferta de cursos com a mesma qualidade dos cursos presenciais e dos demais cursos ofertados em EAD. “Buscamos estreitar os laços com as comunidades e, por meio da EAD, continuar levando uma educação pública, gratuita e de qualidade às diversas comunidades com cursos de graduação e de pós-graduação. Este representa, sobretudo, um momento para reforçarmos nosso compromisso em continuar buscando meios para ampliar a oferta de novas vagas e de novos cursos, beneficiando, assim, mais pessoas”, comentou.