Na tarde da última segunda-feira, 9, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), ocorreu o lançamento do livro Segurança pública em Roraima: formação, desafios e perspectivas, publicado pela editora CRV.
A coletânea de artigos apresentada no livro, apresenta as produções desenvolvidas pelos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Polícia (CSP), em conjunto com seus orientadores, ofertados em 2020.
O livro, que possui nove capítulos, foi organizado pelos servidores do IFRR: Marilda Bentes, Cristiane de Oliveira, Daniele Fujita, Enyedja Cruz, Leila Marcia Ghedin, Saula Leite Oliveira; e da Polícia Militar de Roraima (PMRR): major Gibton de Andrade e tenente-coronel Magno Jorge Araújo. Além disso, contou com a participação da diretora-geral do Campus Boa Vista, professora Joseane Cortez e do coronel QOC PM Francisco Xavier Medeiros de Castro, que juntos prefaciaram a obra.
Para a diretora de Pesquisa, Pós-graduação do CBV, Livia da Silva, o lançamento do livro representa a culminância da celebração da parceria entre o IFRR e a PMRR. “A relevância da obra está tanto em seu conteúdo, por apresentar temas e debates fundamentais para a sociedade roraimense, quanto por sua forma, ao trazer consigo a qualidade dos trabalhos acadêmicos do IFRR, os quais resultaram em um produto com tal impacto. A mobilização de ambas as instituições, grandemente conduzida pela professora Marilda Bentes, é um indicativo do potencial do IFRR para a formação de parcerias institucionais e atuação na sociedade através dos seus departamentos estratégicos. O que pode parecer apenas mais um livro é, na verdade, o prenúncio de que não há barreiras para uma instituição, que preza pelo trabalho em equipe e pela dedicação ao serviço público”, disse Livia.
A diretora de Ensino e Pesquisa da PMRR, tenente-coronel Nathalya Cyntya dos Santos afirma que as produções científicas feitas por alunos de cursos de aperfeiçoamento da PMRR é de extrema importância para o aprimoramento da instituição e para o próprio policial aluno, bem como para a comunidade em geral. “Essas produções representam um investimento no desenvolvimento técnico profissional dos policiais militares e têm benefícios muito importantes como a melhoria dos serviços prestados à população, as inovações e as atualizações no atendimento prestado. É uma valorização e reconhecimento dos cursos realizados e de grande valia para a segurança pública”, explicou Nathalya.
Segundo a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, uma das organizadoras e também coautora da obra, a segurança pública em Roraima enfrenta diversos desafios comuns a muitos estados brasileiros, além de alguns específicos devido à sua localização geográfica e particularidades socioeconômicas. “Discutir a formação, os desafios e as perspectivas na área de segurança pública, em Roraima tem enorme relevância para avançarmos no atendimento às demandas locais. Este livro destaca-se por ser o primeiro composto, exclusivamente, por artigos elaborados por policiais militares em nosso estado, em conjunto com nossos servidores, proporcionando uma visão realista e sugestões de aprimoramento do serviço público no atendimento à proteção do cidadão roraimense. Participei desta obra não apenas como organizadora, mas também contribuí como coautora em três artigos produzidos por militares. Essa experiência foi extremamente valiosa para o meu crescimento pessoal e profissional, destacando-me como conhecedora do meu papel na contribuição do processo de formação dos profissionais que lidam com a segurança pública”, ressaltou Marilda.
Para Daniele Fujita a obra representa um marco para a instituição. “O lançamento do livro Segurança pública em Roraima foi um momento para celebrar a parceria do IFRR e PMRR, a materialização de uma ação integrada de ensino, pesquisa e extensão”, frisou.
O livro está disponível para download no link a seguir: