A professora de Educação Física Luciana Leandro Silva foi eleita para o cargo de diretora-geral do Campus Boa Vista (CBV), exercendo o mandato no quadriênio 2024-2028. Ela recebeu 624 votos de alunos, 63 de servidores técnico-administrativos e 67 de professores, perfazendo um total de 754 votos, o que corresponde a 40,506% da votação. O professor Marcos Spósito, único candidato que concorreu com Luciana, alcançou o percentual de 33,735%.
Servidores e estudantes participaram da votação, que também elegeu os dirigentes da Reitoria e dos demais campi do IFRR. Ela ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro, por meio de processo eletrônico, realizado pelo sistema Helios voting.
Luciana aproveitou a divulgação do resultado oficial do processo eleitoral para agradecer o apoio recebido. “Gostaria de agradecer a confiança da comunidade acadêmica do Campus Boa Vista. Nosso compromisso é transformar o campus em um ambiente cada vez mais acolhedor, democrático e inovador, sempre focando o desenvolvimento humano e institucional. Acredito que a educação deve ser inclusiva, respeitosa e considerar as necessidades e as potencialidades de cada um. Nosso plano é criar um ambiente de trabalho colaborativo, que promova a excelência acadêmica e o bem-estar de todos”, disse.

Consulta pública – Como processo democrático, a consulta pública visa à formação dos alunos com vistas à participação cidadã e à validação da escolha da maioria dos eleitores, estudantes e servidores técnicos e docentes.
Para a candidata eleita, a consulta pública é uma ferramenta essencial para fortalecer a democracia no âmbito do IFRR. “Ela permite que todos os segmentos da comunidade acadêmica participem ativamente das decisões que impactam o futuro da nossa instituição. Além disso, esse processo tem um papel formativo, pois ensina nossos alunos a perceber a importância da cidadania ativa, da responsabilidade social e da construção coletiva de um ambiente educacional mais justo e inclusivo”, declarou.
Trajetória institucional – Egressa da antiga Escola Técnica Federal de Roraima, Luciana explica como sua vivência na instituição contribuiu para sua formação e desenvolvimento profissional. “Minha trajetória no IFRR começou em 1995, quando era aluna do curso de Magistério em Educação Física, na antiga Escola Técnica Federal de Roraima. Posteriormente, formei-me em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas. Retornei a Roraima e, em 2008, ingressei no CBV como professora efetiva. Ao longo dos anos, fui coordenadora de cursos, participei de projetos de extensão, pesquisa e ensino, sempre focada na inclusão e na formação integral dos alunos. A instituição foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico. Decidi me candidatar à direção porque acredito que posso contribuir ainda mais para o crescimento do campus, criando um ambiente educacional pautado pela justiça, inclusão e inovação”, afirmou.
Frente de trabalho – Em seu plano de trabalho, Luciana apresentou diversas propostas voltadas ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão de pessoas, infraestrutura e às outras áreas estratégicas. Mas, em relação aos desafios, ela destacou algumas prioridades. “A nossa prioridade será o fortalecimento da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Vamos trabalhar para garantir que essas áreas funcionem de forma indissociável, promovendo a formação de profissionais preparados para os desafios do mundo de trabalho e da sociedade atual. Além disso, a valorização da comunidade acadêmica será um pilar central, promovendo ações que priorizem o bem-estar de todos, com destaque para uma gestão participativa e inclusiva”, explicou.
A atual diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, que concorreu ao cargo de reitor, também agradeceu o apoio recebido. “Quero deixar a minha gratidão pela confiança e respeito, estendendo-a a todos os servidores dos demais campi, que viram no meu nome uma possibilidade. Deixo aos candidatos eleitos os votos de uma boa gestão, em que o diálogo, o respeito e a ética sejam uma constante”, frisou.
Reitoria – O processo de consulta pública definiu também os novos gestores das demais unidades do IFRR. Para a Reitoria foi reeleita a professora Nilra Jane Bezerra, com 33,221% dos votos válidos. A professora Joseane Cortez, atual diretora-geral do CBV, obteve 17,827%, seguida do professor Paulo Russo, com 15,083%, e do professor Sivaldo Souza, com 13,323%.