O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR), em parceria com a Escola Municipal Ieda da Silva Amorim, localizada na Vila Brasil, no Amajari, iniciou um projeto inovador voltado para o desenvolvimento psicomotor de crianças. Com o nome Música e Esporte: Desenvolvimento Psicomotor, ele visa integrar música e atividades físicas para melhorar a coordenação motora e promover o desenvolvimento de crianças do 5.º ano do ensino fundamental.
Com a participação de mais de 40 inscritos, o projeto vai promover inclusão e diversidade, atendendo crianças brasileiras, estrangeiras e indígenas da região. Ao longo de dois meses, os participantes estarão em processo intensivo de capacitação, com aulas três vezes por semana, totalizando seis horas semanais de atividades.
Além de promover o aprimoramento motor e musical, o projeto estimulará o desenvolvimento social, cognitivo e criativo das crianças, oferecendo novas perspectivas de aprendizado. O coordenador da ação, professor Lucas Lima, destaca a importância da iniciativa para a comunidade local. "Acreditamos que a música e o esporte são aliados poderosos no desenvolvimento infantil. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente inclusivo e motivador, em que cada criança possa explorar seu potencial ao máximo", disse.
Ainda de acordo com Lima, todos os alunos serão avaliados em testes de aptidão física, coordenação motora e habilidades musicais, utilizando a flauta doce como instrumento introdutório. Segundo ele, esses testes têm como objetivo identificar talentos e potencialidades, possibilitando que os participantes que se destacarem sejam encaminhados para a continuação da formação musical em instrumentos como violão, teclado, percussão, saxofone, trompete e contrabaixo.
Para o coordenador, o projeto reforça o compromisso do IFRR com a educação inovadora e inclusiva, além de contribuir para o desenvolvimento das crianças. ‘”A iniciativa promove uma transformação social por meio do ensino e da integração de diferentes culturas. A expectativa é que novos talentos sejam descobertos, permitindo que as crianças trilhem caminhos de maior autonomia e realização pessoal”, declarou.
O projeto será executado de março a dezembro de 2025.
Ascom/Reitoria
28/2/25