O “Enem e os Conflitos no Oriente Médio" será tema da mesa-redonda que ocorrerá neste sábado, 12, das 9h às 11h, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR).
Conforme a programação do evento, a atividade contará com a participação de professores do CBV e de um convidado externo, o vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), historiador e autor de vários livros, Sayid Tenório.
A mesa-redonda representa uma oportunidade crucial para se fomentar o pensamento crítico e ampliar o repertório sociocultural dos jovens, especialmente daqueles que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao discutirem os conflitos no Oriente Médio – temática recorrente nas provas de Ciências Humanas –, os estudantes são incentivados a refletir sobre questões geopolíticas, históricas, religiosas e humanitárias que impactam o mundo contemporâneo. Promover esse tipo de debate entre os jovens contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de analisar informações com responsabilidade e empatia, além de desenvolver competências argumentativas fundamentais não somente para o Enem, mas também para a vida em sociedade.
Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do CBV, professor Heitor Claro, a proposta é uma ação exclusivamente pedagógica e educacional voltada ao fomento de dados e repertório temático para a redação do Enem. “A atividade, é de suma importância, já que a questão dos direitos humanos, avocada pela Corte Internacional de Justiça, no caso pelo primeiro ministro israelense, é relevante para o Brasil, que tem população árabe expressiva, negra e judia, cujas discussões são abordadas em concursos, vestibulares e no Enem. Então, estudantes e a comunidade em geral podem participar. Aliás, seria superimportante que participassem todos para conversarmos sobre um tema caro ao Brasil: o debate sobre a situação dos nossos irmãos palestinos em situação de violação de direitos humanos”, disse.
Entre as principais questões que serão propostas para a reflexão dos participantes, destaca-se a seguinte: como refletir sobre tudo que ocorre lá na Palestina e no Oriente Médio à luz dos direitos humanos? “Certamente uma conversa com o nosso convidado pode ajudar. A fala dos professores do IFRR e a vinda do nosso convidado têm a finalidade de apresentar pistas, jogar luzes sobre o debate, pois o mais importante é dialogar”, pontuou Claro.
Durante a discussão, serão abordados os principais marcos históricos e geopolíticos daquela região, como o Tratado de Sykes-Picot, a divisão da região em zonas de influência, a questão Palestina e a construção do Estado de Israel.
Agenda:
Data: 12/7, sábado
Horário: das 9h às 11h
Local: auditório do CBV/IFRR
Link de inscrição: https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/729/