Colecionando um histórico em competições e olimpíadas de matemática, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CNP) fechou o ano de 2024 com mais um destaque. Dessa vez, cinco estudantes da unidade receberam premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Jhonathan Hiroki, estudante do 3º ano do curso técnico de agroindústria integrado ao ensino médio, já conhecido por suas conquistas em competições, recebeu medalha de ouro na etapa regional e também foi medalhista de prata na etapa nacional. Os estudantes Nádia Thauana, Luana Sábio, Mardem Abinadabe e Erik Lima destacaram-se na fase regional e todos receberam menção honrosa na fase nacional da olimpíada.
Os bons resultados são frutos do projeto de extensão chamado “Trilhando Caminhos: as etapas até a conquista de medalhas em olimpíadas”, coordenado pelo professor do CNP, Igor Feitosa. Neste projeto, os alunos dedicam um tempo de estudo para a resolução de problemas matemáticos, e as atividades são realizadas no intervalo de almoço dos dias letivos.
Conforme o professor, a cada ano, os objetivos do projeto são alinhados de acordo com as necessidades dos estudantes. No entanto, o foco permanece o mesmo: preparar para as olimpíadas. “Para a OBMEP, é uma preparação especial, visto que ela é a olimpíada mais clássica do país, que envolve quase a totalidade dos alunos do ensino básico, até o 3º ano do ensino médio. E o projeto tem como característica o esforço, a batalha, a luta, a dedicação, o amor e a realização de sonhos. Já são dois anos e seis meses de execução, trabalhando incansavelmente todos os dias. E não é fácil, mas é gratificante quando chegamos ao final de cada etapa e vemos as conquistas”, descreveu o docente.
A estudante Luana Sábio conta que não tinha muito interesse em matemática, mesmo possuindo facilidade na matéria. Luana descreve o projeto como essencial para despertar o interesse pela matemática e pelas competições. “O que me fez permanecer no projeto foi receber uma menção honrosa na OBMEP em 2023, apenas com dois meses de projeto, e em seguida, outras premiações no início de 2024”, disse.
Em 2024, Luana foi bolsista do projeto e participou da 19ª edição da OBMEP, sendo premiada com menção honrosa nacional e medalha de bronze na fase regional. “Sou muito grata ao projeto por me despertar o interesse e me mostrar a importância das olimpíadas. Além da OBMEP, tive o prazer de apresentar o projeto no 12º Forint [Fórum de Integração do IFRR] realizado em 2024, que foi, com certeza, uma experiência sensacional”.
Nádia Thauana, estudante e veterana em competições, narra a experiência do grupo de estudos e a parceria dos colegas durante o ano de projeto. “Se não fosse o projeto, eu não teria a quantidade de medalhas que tenho atualmente. No decorrer dos nossos estudos e resoluções de questões, a OBMEP não me assustava tanto, e quando fui fazer a última prova, estava mais tranquila”, confessou a medalhista.
Além das medalhas conquistadas neste último resultado, o projeto de ensino de matemática realizado no CNP já alcançou 21 medalhas em olimpíadas e sete certificados de menção honrosa nas olimpíadas OMIF, Mandacaru, Canguru, OBMEP e Matemática sem Fronteiras.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
Ascom/Reitoria
06/01/2025