O Instituto Federal de Roraima (IFRR) estará presente em um dos principais eventos globais sobre o meio ambiente: a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA). Durante o evento, haverá o lançamento de três volumes da Coleção Amazonicidades, publicada pelas Edições do Senado Federal, que reúne pesquisas sobre urbanização, políticas públicas e sustentabilidade na Amazônia.
A COP30 reunirá representantes de quase 200 países, entre chefes de Estado, cientistas, ambientalistas, povos indígenas, jovens e lideranças da sociedade civil desses países. O encontro, que ocorre pela primeira vez na Amazônia, tem como objetivo fortalecer compromissos globais para conter o avanço das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável da região.
O lançamento oficial da obra ocorrerá em três momentos: no dia 15 de novembro, sábado, às 10 horas, no Pavilhão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Green Zone da COP30; no dia 16 de novembro, das 16h às 22h, na Casa BNDES, no Complexo dos Mercedários; e no dia 17, segunda-feira, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Entre os trabalhos selecionados está o capítulo “Conflitos Socioambientais, Segregação Espacial e a Formação Socioterritorial de Boa Vista, Roraima”, produzido pelo Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!) do IFRR. O texto integra o volume 2 da coleção, intitulado “Cidades, políticas públicas, vulnerabilidade e risco”, e analisa as dinâmicas territoriais e as desigualdades socioespaciais que marcaram a expansão urbana da capital roraimense.
O capítulo é assinado pelo coordenador do Epahei!, professor Amarildo Ferreira Júnior, pela arquiteta e urbanista Angélica Pereira Triani, pela antropóloga Larissa Maria de Almeida Guimarães e pelas egressas do curso Gestão Pública do IFRR Ester Cardozo Dionísio e Rafaella Alves Portela. O estudo resulta da pesquisa de mestrado de Angélica Triani, orientada por Amarildo Ferreira Júnior no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da UFRR (PPGSOF/UFRR). Além desse capítulo do livro, a pesquisa resultou, até o momento, na publicação de um artigo científico, em apresentações em eventos nacionais, em um projeto de iniciação científica e na participação em uma exposição interativa.
A Coleção Amazonicidades, organizada por Ana Cláudia Duarte Cardoso (UFPA) e José Carlos Matos Pereira (UFRJ), conta com três volumes: 1. O urbano e a cidade na paisagem amazônica; 2. Cidades, políticas públicas, vulnerabilidade e risco; e 3. Cidades, identidades e agendas públicas. Depois do lançamento, os volumes estarão disponíveis no site da Livraria do Senado (https://livraria.senado.leg.br).
A obra é uma iniciativa do Amazonicidades (Observatório das Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos), uma rede de pesquisadores dedicada a compreender os processos urbanos na Amazônia sob uma perspectiva crítica e engajada. O projeto foi lançado em 2023, durante os Diálogos Amazônicos, e conta com a participação fundadora do Grupo Epahei!, o que reforça a presença e a participação do IFRR em debates de alcance nacional e internacional sobre o desenvolvimento amazônico.
GRUPO EPAHEI!
Formado em 2019 e certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!) desenvolve pesquisas e projetos de ensino e extensão interdisciplinares no campo das ciências sociais e humanas, investigando a formação do pensamento administrativo, a história do estado e das instituições, e os processos etnopolíticos. O nome do grupo, coordenado pelo professor Amarildo Ferreira Júnior, é uma alusão à luta dos povos e comunidades em seus territórios, fazendo referência à saudação "Eparrei Iansã!", dirigida ao orixá dos ventos e tempestades.
O Epahei! também integra o Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (LabCultur/NAEA/UFPA) e participa de redes internacionais como a Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP Pan-Amazônia) e a Red de Patrimonio Cultural de Venezuela (Redpatrimonio.VE), o que evidencia seu compromisso com a internacionalização da pesquisa. Seus membros também atuam ativamente em associações científicas de destaque como a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Contatos com o grupo podem ser realizados pelo e-mail epahei@ifrr.edu.br.
Datas do lançamento da obra na programação da COP30:
– Dia 15 de novembro (sábado), às 10 horas, no Pavilhão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na Green Zone da COP30.
– Dia 16 de novembro (domingo), das 16h às 22h, na Casa BNDES, no Complexo do Mercedários.
– Dia 17 de novembro (segunda-feira), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
'
Ascom/Reitoria
Colaboração: Amarildo Ferreira Júnior
5/11/2025