A comunidade acadêmica, os moradores do entorno do Campus Novo Paraíso (CNP), no Município de Caracaraí, e a população roraimense em geral podem participar da pesquisa sobre a criação, pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), do curso Licenciatura em Ciências Agrícolas na modalidade semipresencial. Será o primeiro curso de graduação em licenciatura e nessa modalidade ofertado pelo campus.
O formulário da pesquisa ficará disponível até 9 de outubro de 2025 e pode ser acessado pelo link https://forms.gle/XTj9b75TiftUZSzZ6. Com essa iniciativa, o CNP busca identificar a demanda pelo curso e reunir informações que servirão de subsídio ao planejamento institucional. Atualmente, a unidade de ensino oferta apenas uma graduação presencial, o Bacharelado em Agronomia.
De acordo com a presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (semipresencial), Caroline Pereira de Campos, a participação de todos é fundamental. “As respostas indicarão a viabilidade do curso e ajudarão a alinhar sua futura oferta às expectativas e demandas da sociedade roraimense”, disse.
Caroline explica que o curso foi contemplado pelo Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que teve como objetivo selecionar propostas de instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para oferta de cursos superiores na modalidade EAD no âmbito do Programa UAB.
“A comissão iniciou a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo que um dos requisitos é a realização de uma pesquisa de demanda pelo curso junto à comunidade, que servirá como justificativa para a criação da graduação”, disse Caroline, esclarecendo que, após a coleta da pesquisa, a comissão continua com a elaboração do PPC, incluindo a matriz curricular, requisitos e formas de ingresso no curso, entre outros aspectos.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
25/9/2025