Plano de Integridade do IFRR 2025-2027 já está disponível para consulta

Publicado em 20 de Março de 2025 às 16:15
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

O plano estabelece diretrizes e ações para fortalecer a integridade e prevenir riscos institucionais

IFRR
IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) disponibilizou o Plano de Integridade 2025-2027, um documento estratégico que reforça a transparência, a ética e a governança institucional. Aprovado pelo Conselho Superior (Consup), conforme a Resolução 827 do Consup/IFRR, de 11 de março de 2025, o plano estabelece diretrizes e ações para fortalecer a integridade e prevenir riscos institucionais. Para conhecê-lo, clique aqui.

Entre as principais iniciativas, o plano contempla a realização de treinamentos e capacitações sobre regime disciplinar, integridade pública, transparência e ética. Além disso, reforça o compromisso do IFRR com a gestão de riscos estratégicos e com o fortalecimento de canais de comunicação e denúncias, como a plataforma Fala.BR e a Ouvidoria da instituição.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, em ata de apresentação do plano, esclarece que a iniciativa visa aprimorar a governança e consolidar a cultura de integridade dentro da instituição. Esclarece ainda que o compromisso é garantir que todas as ações previstas sejam efetivamente implementadas e acompanhadas, promovendo um ambiente institucional mais ético e transparente. O monitoramento das ações previstas no documento será realizado pela equipe do Degov e que esta apresentará o resultado do monitoramento ao Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos (CGOV) e ao Conselho Superior (Consup).

O plano também prevê a realização anual do Mês da Integridade no IFRR, evento que contará com palestras e debates sobre temas fundamentais para a integridade institucional. Além disso, o Código de Conduta Ética do IFRR será amplamente divulgado para servidores, estudantes e colaboradores terceirizados.

O Plano de Integridade do IFRR 2025-2027 já está disponível para consulta no site oficial da instituição. A comunidade acadêmica e a sociedade em geral podem acessá-lo e acompanhar as ações que serão desenvolvidas ao longo do período de vigência, contribuindo para um ambiente educacional mais íntegro e transparente.

Ascom/Reitoria

20/3/25