Na noite da última sexta-feira, 7, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou a Cerimônia de Posse dos Novos Diretores-Gerais Eleitos para o Quadriênio 2025-2029. O evento ocorreu no auditório do Campus Boa Vista (CBV) e contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, gestores da Reitoria e dos campi, autoridades convidadas, amigos e familiares, além de transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube.
Processo de escolha – Em setembro de 2024, o IFRR realizou o processo de escolha de seus dirigentes, elegendo o reitor e os diretores-gerais dos Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari e Boa Vista Zona Oeste. Pela segunda vez, as eleições foram conduzidas de forma virtual por meio do sistema Helios Voting, contando com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição.
Foram empossados os seguintes gestores:
Professora Luciana Leandro Silva, nova diretora-geral do Campus Boa Vista (CBV).
Professor Isaac da Silva Sutil, reeleito diretor-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).
Professora Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, reeleita diretora-geral do Campus Novo Paraíso (CNP).
Professor Rodrigo Luiz Neves Barros, novo diretor-geral do Campus Amajari (CAM).
Em seus discursos, os gestores empossados expressaram profundo agradecimento pelo apoio recebido da comunidade acadêmica durante o processo eleitoral e reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento institucional do IFRR.

A primeira pessoa a assinar o termo de posse foi a professora Luciana Leandro Silva, nova diretora-geral do CBV. Ela expressou gratidão pela oportunidade de liderar a unidade mais antiga do IFRR e assegurou que buscará executar as políticas que beneficiem toda a comunidade acadêmica, fortalecendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Ela também fez questão de ressaltar a importância da história que parte de sua família tem com a instituição, afirmando que a base familiar é um dos pilares que sustentou sua formação pessoal e profissional. “Tenho a honra de ter aqui comigo a minha mãe, professora Socorro Leandro, hoje aposentada desta casa, e meu irmão, que, assim como eu, também é egresso da antiga Escola Técnica. Somos fruto da educação que aqui recebemos. Ao assumir a gestão de uma instituição de ensino, estamos cientes da responsabilidade assumida e aproveitamos para reafirmar o nosso compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do IFRR”, disse.

Na sequência, a professora Vanessa Vasconcelos, após a assinatura do seu termo de posse, enfatizou a confiança depositada nela pela comunidade do CNP, afirmando que continuará trabalhando para fortalecer as ações voltadas à educação de qualidade na região sul do estado. “Quanto mais alto o cargo que assumimos, maior deve ser a disponibilidade em servir. Imbuídos desse compromisso, seguiremos firmes em prol do desenvolvimento do IFRR, primando pela integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Sabemos do nosso desafio, pois agora teremos de fazer mais e melhor para enaltecer, cada vez mais, esta instituição, que acolhe e transforma vidas”, declarou.

O terceiro gestor a tomar posse foi o professor Rodrigo Barros. Ao assumir a direção do CAM, agradeceu o apoio dos colegas e dos estudantes, destacou os desafios a serem vencidos, comprometendo-se a promover iniciativas que atendam às necessidades locais e regionais, visando ao crescimento e à inovação no campus. “Falar de educação no Brasil é algo difícil, devido aos inúmeros entraves que precisamos vencer, e, quando assumimos um cargo, percebemos que os processos burocráticos tornam muito complexa a realização das ações nesse campo. Portanto, temos de estar abertos às mudanças, saber ouvir as críticas e sugestões com vistas a uma gestão democrática. Acredito muito na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que proporcionou e dinamizou a expansão da EPT no País, deixando-me muito feliz em saber que estamos ofertando uma educação que transforma vidas”, afirmou.

O professor Isaac da Silva Sutil foi o último diretor a ser empossado, momento em que destacou aspectos que considera fundamentais na construção de uma instituição forte e atuante, a exemplo do processo eleitoral. Além disso, fez questão de destacar a continuação dos projetos iniciados em sua gestão anterior, enfatizando a colaboração de todos os segmentos da instituição para o alcance dos objetivos propostos. “Ressalto a relevância do processo democrático de escolha dos novos dirigentes, que deve servir de exemplo para outras instituições que ainda não o realizam. E, neste ínterim, compartilho o mérito desse processo com todos que contribuíram para a nossa gestão e nos apoiaram até aqui. Aproveito ainda para enaltecer o serviço e os servidores públicos, que trabalham em prol de uma educação pública de qualidade”, disse.

O discurso final da noite foi proferido pela reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, reeleita no mesmo processo de escolha dos diretores-gerais e reconduzida ao cargo em dezembro de 2024. Em seu discurso, ela enfatizou a importância do trabalho conjunto para o sucesso da instituição, afirmando que a cooperação entre gestores, servidores e estudantes é essencial para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Ressaltou ainda a atuação integrada e o compromisso coletivo como elementos fundamentais para o enfrentamento dos desafios e promoção de avanços, garantindo uma educação pública de qualidade e acessível a todos. “Este é um momento especial, no qual celebramos um marco em nossa instituição, o resultado do processo democrático de escolha dos novos dirigentes. Na oportunidade, agradeço a todos os diretores, que assumem, de maneira conjunta, a missão de dar continuação ao desenvolvimento do IFRR. Como outro marco importante para nossa instituição, destaco o alcance do sexto lugar no índice de eficiência acadêmica, o que, para nós, representa uma conquista a partir do resultado do esforço e do trabalho coletivo. Estamos em todos os municípios de Roraima, contribuindo também, de maneira efetiva, para o desenvolvimento do estado. Assim, convido todos a seguirem juntos para fortalecer ainda mais a instituição, elevando o IFRR aos mais altos lugares”, declarou.

A cerimônia, que contou com apresentação musical do servidor Orlando da Silva Júnior, acompanhado do aluno Orlando da Silva Neto, do 1.º ano do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Médio Integral, e com homenagem à ex-diretora do CBV professora Joseane Cortez, reforçou o espírito de união e dedicação dos novos dirigentes, que assumem a missão de conduzir as respectivas unidades rumo a um futuro promissor, alinhado aos princípios e valores do IFRR.
Assista ao vídeo da solenidade de posse no canal oficial do IFRR no Youtube: https://www.youtube.com/live/Tj9uhUsp25Y?si=cTW6DmNX5LqjT_xk.
Texto: Virginia Albuquerque
Revisão textual: Antonio Matos
Seleção de foto: Erick Vieira
Ascom/Reitoria
10/2/25