Posse dos novos diretores-gerais do IFRR é marcada por discursos de agradecimento e ratificação de compromissos

Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 às 16:20
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

A posse foi concedida pela Reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, aos gestores eleitos no processo de escolha, realizado em setembro de 2024

Gestores empossados
Gestores empossados

Na noite da última sexta-feira, 7, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou a Cerimônia de Posse dos Novos Diretores-Gerais Eleitos para o Quadriênio 2025-2029. O evento ocorreu no auditório do Campus Boa Vista (CBV) e contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, gestores da Reitoria e dos campi, autoridades convidadas, amigos e familiares, além de transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube.

Processo de escolha – Em setembro de 2024, o IFRR realizou o processo de escolha de seus dirigentes, elegendo o reitor e os diretores-gerais dos Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari e Boa Vista Zona Oeste. Pela segunda vez, as eleições foram conduzidas de forma virtual por meio do sistema Helios Voting, contando com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição.

Foram empossados os seguintes gestores:

Professora Luciana Leandro Silva, nova diretora-geral do Campus Boa Vista (CBV).

Professor Isaac da Silva Sutil, reeleito diretor-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Professora Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, reeleita diretora-geral do Campus Novo Paraíso (CNP).

Professor Rodrigo Luiz Neves Barros, novo diretor-geral do Campus Amajari (CAM).

Em seus discursos, os gestores empossados expressaram profundo agradecimento pelo apoio recebido da comunidade acadêmica durante o processo eleitoral e reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento institucional do IFRR.

Luciana Leandro

A primeira pessoa a assinar o termo de posse foi a professora Luciana Leandro Silva, nova diretora-geral do CBV. Ela expressou gratidão pela oportunidade de liderar a unidade mais antiga do IFRR e assegurou que buscará executar as políticas que beneficiem toda a comunidade acadêmica, fortalecendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Ela também fez questão de ressaltar a importância da história que parte de sua família tem com a instituição, afirmando que a base familiar é um dos pilares que sustentou sua formação pessoal e profissional. “Tenho a honra de ter aqui comigo a minha mãe, professora Socorro Leandro, hoje aposentada desta casa, e meu irmão, que, assim como eu, também é egresso da antiga Escola Técnica. Somos fruto da educação que aqui recebemos. Ao assumir a gestão de uma instituição de ensino, estamos cientes da responsabilidade assumida e aproveitamos para reafirmar o nosso compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do IFRR”, disse.

Vanessa Vasconcelos

Na sequência, a professora Vanessa Vasconcelos, após a assinatura do seu termo de posse, enfatizou a confiança depositada nela pela comunidade do CNP, afirmando que continuará trabalhando para fortalecer as ações voltadas à educação de qualidade na região sul do estado. “Quanto mais alto o cargo que assumimos, maior deve ser a disponibilidade em servir. Imbuídos desse compromisso, seguiremos firmes em prol do desenvolvimento do IFRR, primando pela integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Sabemos do nosso desafio, pois agora teremos de fazer mais e melhor para enaltecer, cada vez mais, esta instituição, que acolhe e transforma vidas”, declarou.

Rodrigo Barros

O terceiro gestor a tomar posse foi o professor Rodrigo Barros. Ao assumir a direção do CAM, agradeceu o apoio dos colegas e dos estudantes, destacou os desafios a serem vencidos, comprometendo-se a promover iniciativas que atendam às necessidades locais e regionais, visando ao crescimento e à inovação no campus. “Falar de educação no Brasil é algo difícil, devido aos inúmeros entraves que precisamos vencer, e, quando assumimos um cargo, percebemos que os processos burocráticos tornam muito complexa a realização das ações nesse campo. Portanto, temos de estar abertos às mudanças, saber ouvir as críticas e sugestões com vistas a uma gestão democrática. Acredito muito na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que proporcionou e dinamizou a expansão da EPT no País, deixando-me muito feliz em saber que estamos ofertando uma educação que transforma vidas”, afirmou.

Isaac Sutil

O professor Isaac da Silva Sutil foi o último diretor a ser empossado, momento em que destacou aspectos que considera fundamentais na construção de uma instituição forte e atuante, a exemplo do processo eleitoral. Além disso, fez questão de destacar a continuação dos projetos iniciados em sua gestão anterior, enfatizando a colaboração de todos os segmentos da instituição para o alcance dos objetivos propostos. “Ressalto a relevância do processo democrático de escolha dos novos dirigentes, que deve servir de exemplo para outras instituições que ainda não o realizam. E, neste ínterim, compartilho o mérito desse processo com todos que contribuíram para a nossa gestão e nos apoiaram até aqui. Aproveito ainda para enaltecer o serviço e os servidores públicos, que trabalham em prol de uma educação pública de qualidade”, disse.

Nilra Jane Bezerra

O discurso final da noite foi proferido pela reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, reeleita no mesmo processo de escolha dos diretores-gerais e reconduzida ao cargo em dezembro de 2024. Em seu discurso, ela enfatizou a importância do trabalho conjunto para o sucesso da instituição, afirmando que a cooperação entre gestores, servidores e estudantes é essencial para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Ressaltou ainda a atuação integrada e o compromisso coletivo como elementos fundamentais para o enfrentamento dos desafios e promoção de avanços, garantindo uma educação pública de qualidade e acessível a todos. “Este é um momento especial, no qual celebramos um marco em nossa instituição, o resultado do processo democrático de escolha dos novos dirigentes. Na oportunidade, agradeço a todos os diretores, que assumem, de maneira conjunta, a missão de dar continuação ao desenvolvimento do IFRR. Como outro marco importante para nossa instituição, destaco o alcance do sexto lugar no índice de eficiência acadêmica, o que, para nós, representa uma conquista a partir do resultado do esforço e do trabalho coletivo. Estamos em todos os municípios de Roraima, contribuindo também, de maneira efetiva, para o desenvolvimento do estado. Assim, convido todos a seguirem juntos para fortalecer ainda mais a instituição, elevando o IFRR aos mais altos lugares”, declarou.

Homenagem à professora Joseane Cortez

A cerimônia, que contou com apresentação musical do servidor Orlando da Silva Júnior, acompanhado do aluno Orlando da Silva Neto, do 1.º ano do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Médio Integral, e com homenagem à ex-diretora do CBV professora Joseane Cortez, reforçou o espírito de união e dedicação dos novos dirigentes, que assumem a missão de conduzir as respectivas unidades rumo a um futuro promissor, alinhado aos princípios e valores do IFRR.

Assista ao vídeo da solenidade de posse no canal oficial do IFRR no Youtube: https://www.youtube.com/live/Tj9uhUsp25Y?si=cTW6DmNX5LqjT_xk.

Texto: Virginia Albuquerque

Revisão textual: Antonio Matos

Seleção de foto: Erick Vieira

Ascom/Reitoria

10/2/25