Processo de escolha de novos dirigentes é deflagrado no IFRR

Publicado em 19 de Junho de 2024 às 11:35
Autoria
Laura Veras - JORNALISTA

Próximo passo será a escolha dos integrantes das comissões eleitorais dos campi e da comissão eleitoral central

Foto divulgação voto
Foto divulgação voto

Em reunião extraordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Roraima (Consup-IFRR), ocorrida nesta segunda-feira, 17, foi deflagrado o processo de consulta para os cargos de reitor e diretores-gerais da instituição para o quadriênio 2024-2028. Acesse aqui a resolução do conselho.

Conforme o documento, o prazo é de 90 dias para a conclusão do pleito, que vai determinar quem vai ocupar os cargos de reitor do IFRR e de diretores-gerais dos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Amajari e Novo Paraíso. Na resolução, também fica aprovada a consulta em duas etapas: uma de constituição das comissões eleitorais dos campi e da comissão eleitoral central, e outra de inscrição, campanha dos candidatos e votação, a qual ocorrerá de forma remota, em turno único, com duração de dois dias.

O presidente da comissão deflagradora, Giovani Calerri, explica que o próximo passo é organizar e executar o processo de escolha dos integrantes das comissões eleitorais dos campi e da central. “O nosso trabalho é atuar na escolha das comissões locais, por unidade, e, em seguida, da comissão central. Depois que as comissões estiverem constituídas, aí a comissão deflagradora se extingue, e as comissões eleitorais assumem o trabalho de realização das demais fases previstas”, disse, informando que, nos próximos dias, os integrantes da comissão já devem se reunir para produzir e publicar o edital que irá reger o processo.

As comissões eleitorais dos campi serão compostas por nove membros, eleitos por seus pares, em cada unidade, sendo 3 representantes do corpo docente, 3 do corpo técnico-administrativo e 3 do corpo discente. Essas comissões indicarão, entre seus membros, em reunião conduzida pela comissão deflagradora, os representantes que integrarão a comissão eleitoral central.

Esta é a segunda vez que o IFRR realizará a consulta para a escolha de dirigentes de forma remota, com utilização de recursos da tecnologia da informação, via sistema Helios Voting, propiciando ampla participação da comunidade acadêmica por meio de locais de votação com equipamentos com acesso à internet em todas as unidades e polos de EAD da instituição.