A professora de Língua Inglesa do Campus Novo Paraíso Marcela dos Santos Sá desembarcou, no último fim de semana, 28 de junho, na cidade de Springfield, no Missouri, nos Estados Unidos (EUA), para participar de um aperfeiçoamento na Universidade Estadual do Missouri. O intercâmbio será de seis semanas. Ela conta as despesas pagas pela Coordenação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Marcela, do IFRR, e Carla dos Santos Caldeira, da rede estadual de ensino de Roraima, foram selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI), fruto de parceria entre a Comissão Fulbright e a Capes. Ao todo, foram selecionados 299 professores de Língua Inglesa no País. Foram ofertadas dez vagas por estado.
O programa tem como objetivo capacitar professores de inglês da rede pública por meio de curso intensivo de seis semanas nos Estados Unidos. A iniciativa visa fortalecer as habilidades linguísticas (compreensão, fala, leitura e escrita), proporcionar imersão cultural em um país de língua inglesa e promover o intercâmbio de metodologias de ensino e avaliação para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
'

De acordo com o site da Fulbright, serão realizadas atividades acadêmicas e culturais com o objetivo de, entre outros, valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica, fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês –, aprimorar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino de inglês no Brasil.
Conforme o Edital 27/2024, um dos requisitos para participar da seleção era ser professor estável nas redes públicas de ensino. Com quatro anos de IFRR, a professora Marcela conta que, há três anos, vem acompanhado editais do PDPI. “Quando eu vi pela primeira vez, não pude participar porque ainda não era estável”, comentou.
'

Marcela celebra a conquista de seu primeiro intercâmbio com entusiasmo, destacando o impacto que a vivência terá em sua carreira docente. “Esperar pelo PDPI foi como ver um ‘dream come true’ (sonho tornado realidade), que me acompanha desde a minha formação em Letras, que era fazer um intercâmbio. Sendo este o meu primeiro intercâmbio, mais do que aprimorar minhas habilidades de ‘speaking’ (fala), participar deste programa representa uma realização pessoal e profissional. Sinto uma enorme satisfação em saber que, ao retornar, levarei comigo uma bagagem de experiências que certamente enriquecerá minha práxis docente”, afirmou.
Segundo a diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino, todos ficaram muito felizes com a seleção da professora Marcela para o intercâmbio. “Participar de uma capacitação de seis semanas nos Estados Unidos será uma excelente oportunidade para fortalecer sua formação pessoal e profissional, contribuindo, ainda mais, para o processo de ensino dos jovens e adolescentes do Campus Novo Paraíso”, disse.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação
30/6/2025