Nesta sexta-feira, 14, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR) vai certificar 40 estudantes da rede pública do Bonfim. A cerimônia, que ocorre na unidade de ensino, a partir das 17 horas, encerra o projeto de extensão "Democratização do Acesso às Tecnologias Educacionais: ensino da lógica de programação aplicada à robótica", que teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas.
O projeto teve como objetivo promover o ensino da lógica de programação e o raciocínio matemático com o auxílio da robótica utilizando métodos lúdicos estimuladores e facilitadores do aprendizado dos estudantes. A iniciativa consistiu em seis aulas presenciais, divididas em etapas teóricas e práticas, envolvendo o ensino do uso da plataforma Open Roberta Lab, projeto do Google para o ensino de robótica. As aulas ocorreram no laboratório de informática do CAB.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Karla Tabosa, essa é a segunda turma certificada em 2024. “A primeira foi certificada em abril e era composta de estudantes do 6.º e do 7.º ano das Escolas Oscar Fernandes e Maciel Ribeiro. Nessa segunda turma, atendemos estudantes do 9.º ano, ou seja, concluintes do ensino fundamental. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o IFRR e poderão, quem sabe, ser nossos alunos futuramente em um curso técnico”, disse.
Ascom/Reitoria
13/6/24