Programa Ação Saberes Indígenas na Escola ofertará oficina de desenho

Publicado em 15 de Outubro de 2024 às 17:36
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

Serão capacitados 15 professores indígenas que serão multiplicadores para suas comunidades

Ação Saberes Indígenas na Escola
Ação Saberes Indígenas na Escola

No período de 23 a 26 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala da Maloca Científica, no Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), será realizada a Oficina de Desenho do Programa Saberes Indígenas na Escola. O público-alvo da ação são orientadores de estudo e formadores do programa, destinado aos povos indígenas ingaricó, wai-wai e ninam.

O principal objetivo da oficina é proporcionar aos professores participantes o desenvolvimento de técnicas de produção de desenhos e pinturas como prática metodológica na produção de material didático.

Com carga horária de 32 horas, a oficina será ministrada pela equipe do Saberes Indígenas, que contará, de modo virtual, com o apoio do consultor e artista plástico Josué Lobo de Lima Filho, de Fortaleza (CE). Participam da formação 15 professores orientadores de estudo, 2 coordenadores de ação e 3 formadores-pesquisadores.

Conforme os organizadores, a proposta da oficina é que os participantes se tornem multiplicadores em suas comunidades, alcançando, assim, cerca de 80 professores.

Técnicas – Segundo a coordenadora do Programa Saberes Indígenas no IFRR, Marilene Fernandes, a metodologia da oficina contempla uma abordagem inovadora. “Inclui diálogos interculturais de mundos que expressam artes criativas pelas formas e linhas interpretativas de uma complexa literatura retratada por imagens contemporâneas do universo indígena. O destaque se dá pelo cultivo singular do traço comunicativo do desenho e da pintura no olhar dos povos originários”, explicou.

Os professores participantes são das etnias povos indígenas ingaricó, wai-wai e ninam.

Saberes indígenas – O programa tem como objetivo proporcionar a formação continuada de professores indígenas que atuam especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a produção de material didático.

“Certamente a oficina contribuirá para novas práticas relacionadas à produção de material didático a partir dos saberes tradicionais dos povos indígenas”, disse Marilene.