CBV

Projeto de extensão Ciência na Maloca promove integração entre saberes acadêmicos e tradicionais

Publicado em 13 de Novembro de 2025 às 12:04

Ações extensionistas fortalecem o diálogo intercultural em comunidades indígenas de Roraima

Uma das comunidades indígenas atendidas foi a Lago Grande - Ft Divulgação
Uma das comunidades indígenas atendidas foi a Lago Grande - Ft Divulgação

O projeto de extensão Ciência na Maloca, vinculado ao curso Licenciatura intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), promoveu ações voltadas à educação científica, arte e valorização dos saberes tradicionais indígenas. As ações ocorreram nas Comunidades Indígenas Lago Grande, Município de Boa Vista, e Malacacheta, Município do Cantá.

Acadêmicos dos cursos Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas do Campus Boa Vista desenvolveram oficinas educativas e jogos pedagógicos sobre saúde, qualidade de vida e educação ambiental, em parceria com as Comunidades Indígenas Lago Grande e Malacacheta. As atividades acadêmicas, realizadas em outubro, tiveram a supervisão das professoras do CBV Virgínia Marne, Livia Rodrigues e Alaine Morais

No dia 10 de outubro, a equipe esteve na Escola Estadual Indígena Integral Atanázio Mota, na Comunidade Lago Grande, Município do Cantá (RR), realizando seis oficinas com alunos, professores e moradores. Já no dia 30 do mesmo mês, as ações ocorreram na Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz, na Comunidade Malacacheta, Município do Cantá (RR), com a aplicação de cinco jogos pedagógicos.

De acordo com as professoras Virgínia Marne, Livia Rodrigues e Alaine Morais, docentes responsáveis pela supervisão dos trabalhos dos acadêmicos, o projeto busca fortalecer o papel da universidade e do instituto como espaços de encontro entre saberes, promovendo a troca de experiências e o respeito à diversidade de conhecimentos.

Para o coordenador do projeto de extensão Ciência na Maloca, Ricardo Santos, a parceria com os cursos Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas do CBV enriquece o processo formativo dos acadêmicos, que têm a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas em contextos reais. “Foram mais de 300 participantes, entre alunos, professores e outros membros da comunidade, dialogando com os saberes tradicionais e respeitando as especificidades culturais das comunidades indígenas”, explicou.

'

Equipe na Escola Estadual Indígena Sizanando Diniz, comunidade de Malacacheta - Ft Divulgação

O gestor da Escola Estadual Indígena de Tempo Integral Atanázio Mota, na Comunidade Lago Grande, Márcio Magalhães, esclareceu que a presença do projeto na unidade escolar proporcionou momentos de aprendizado significativo, integração cultural e valorização dos saberes científicos e tradicionais. “As atividades realizadas despertaram curiosidade, entusiasmo e engajamento entre os alunos, além de fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e o meio acadêmico”, disse.

Já o gestor da Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz, localizada na Comunidade Malacacheta, Ananias Lima , ficou agradecido com a participação das equipes da UFRR e do IFRR pelas oficinas realizadas na escola, atendendo estudantes e professores. “A escola expressa sua satisfação com o trabalho realizado e destaca a colaboração de professores e alunos das instituições parceiras. Estaremos sempre de portas abertas para futuras ações”, declarou.

'

Ascom/Reitoria

Colaboração: Virgínia Marne

7/11/2025