Publicados editais voltados ao registro e monitoramento de projetos de servidores do IFRR

Publicado em 2 de Fevereiro de 2024 às 11:14
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

A Proex e a Propespi publicaram os editais na modalidade de fluxo contínuo, voltados ao registro e monitoramento, pelo Suap, de projetos de extensão e de pesquisa ou inovação vinculados às unidades do instituto

Projetos desenvolvidos por servidores do IFRR - Fts Divulgação
Projetos desenvolvidos por servidores do IFRR - Fts Divulgação

As Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) publicaram os editais na modalidade de fluxo contínuo, voltados ao registro e monitoramento, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de projetos de extensão e de pesquisa ou inovação vinculados às unidades do instituto.

Os prazos de inscrição variam, conforme descrição abaixo. Professores efetivos e substitutos, bem como técnicos administrativos do IFRR, podem fazer a inscrição prévia da proposta de projeto, exclusivamente pelo Suap, segundo indicações contidas em cada edital. Não haverá limite de submissão de projetos por campus.

Edital 1/2024 Proex/IFRR: para registro e monitoramento no Suap de projetos de extensão vinculados aos campi do IFRR no exercício 2024. Tem por objetivo institucionalizar e definir procedimentos para o registro prévio, no Suap, de projetos de extensão, de 1º de fevereiro até 13 de dezembro de 2024, com prazo máximo de execução pelos campi até 28 de março de 2025 e finalização, também no Suap, por parte dos gestores de Extensão dos campi, até 30 de abril de 2025.

Edital 2/2024 Proex/IFRR: para registro, no Suap, de programas e projetos de extensão selecionados e fomentados com recursos externos. As inscrições ocorrem de 1º de fevereiro a 13 de dezembro de 2024. O objetivo do edital é normatizar o registro, no Suap, dos programas e dos projetos de extensão aprovados em editais de agências de fomento externo ou mediante parcerias realizadas com o IFRR, a fim de serem institucionalizados em trâmite simplificado, de maneira a fazer parte das informações necessárias à composição dos relatórios de gestão das ações executadas pelos servidores da instituição nos respectivos campi.

De acordo com a diretora de Políticas de Extensão do IFRR, Francimeire Sales, as propostas elaboradas deverão ser submetidas pelos coordenadores dos projetos nos moldes do módulo extensão>projetos>submeter projetos no Suap até a data limite para a inscrição, conforme as regras de cada edital.

'

Projeto de extensão "Práticas Musicais" no Campus Amajari - Ft Divulgação

Inscrito o projeto pelo coordenador, o gestor de Extensão do campus tem o prazo de cinco dias úteis para fazer o deferimento, o indeferimento ou a devolução do projeto para correção. Francimeire explica a importância desse monitoramento e acompanhamento institucional. “Os editais de fluxo contínuo possibilitam o registro das iniciativas de extensão dos campi e asseguram maior confiabilidade dos indicadores de atendimento às demandas de projetos e de cursos em comunidades, bem como a agilidade na certificação faz equipes extensionistas”, frisou a diretora.

Edital 1/2024 – Propespi/IFRR – É voltado para o registro e o monitoramento de projetos de pesquisa ou inovação vinculados às unidades do IFRR. O objetivo é institucionalizar as pesquisas de servidores do IFRR, permitindo melhor acompanhamento da atuação institucional na pesquisa e inovação; oferecer segurança institucional aos servidores pesquisadores, garantindo-lhes carga horária para a execução de seus projetos; e permitir o monitoramento dos indicadores de pesquisa, previstos na Portaria do Setec 299, de 6 de maio de 2022.

As submissões serão exclusivamente on-line no endereço https://suap.ifrr.edu.br/pesquisa/editais_abertos/. Conforme o cronograma, as inscrições dos projetos devem ser feitas de 7 de fevereiro a 31 de dezembro deste ano, em fluxo contínuo. A avaliação e a validação do projeto deverão ser realizadas em até cinco dias úteis pelo setor competente, a contar da data de recebimento do e-mail informando à submissão do projeto.

'

Projeto "Utilização de resíduos de Buriti como fonte de carbono para produção Tambaqui - Ft Divulgação.jpeg

O diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação do IFRR, Amarildo Ferreira Júnior, esclarece que a execução dos projetos deve abranger o período mínimo de quatro e o máximo de 24 meses, iniciando-se em 2024 e encerrando-se, no máximo, até o fim de 2025. Qualquer professor efetivo, ou substituto, ou técnico administrativo pode submeter projetos. “É preciso apenas que tenha, no mínimo, o título de especialista e integre grupo de pesquisa da instituição com certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, explicou.

Ferreira reforça que o edital não contempla financiamento por parte da Propespi. Havendo necessidade de apoio, deve-se buscar a anuência da Direção-Geral ou Administração da unidade de lotação do servidor. “A captação de fontes externas é de responsabilidade dos pesquisadores, com o apoio dos setores de pesquisa e inovação da respectiva unidade”, disse.

'

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

Fotos: Divulgação

1/2/2024