O Instituto Federal de Roraima (IFRR) esteve representado pelo Campus Boa Vista (CBV) no Encontro Nacional EnergIFE, “Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de EPCT”, ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Durante o evento, a professora Ângela Maria Nogueira apresentou o relato de experiência "FIC EnergIFE, uma experiência de êxito rumo ao Técnico em Energia Renovável no IFRR", elaborado em coautoria com as servidoras Ângela Nayva da Silva Souza e Larisse Livramento dos Santos.
Segundo a professora Ângela, o trabalho foi escrito como parte do relato de experiência de êxito desenvolvido com a oferta do curso FIC Energias Renováveis, por meio do programa Qualifica Mais EnergIFE, a partir do qual o curso Técnico Subsequente em Energias Renováveis foi implantado. “Escrevemos esse relato de experiência na submissão de trabalhos para o Encontro Nacional EnergIFE, que se constitui em uma jornada pelo conhecimento e um espaço com grandes especialistas para a troca de experiências sobre energias renováveis e eficiência energética nas instituições federais de educação”, disse.
Qualifica Mais EnergIFE – O programa é resultado de parceria entre o IFRR e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma linha de fomento para oferta de vagas no curso de qualificação profissional Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, cuja iniciativa atende aos objetivos do programa EnergIFE, estruturado no âmbito da Setec/MEC. Ele tem foco em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por meio de suas unidades. Entre as vertentes de apoio do programa estão a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área
No IFRR – Ofertado pelo CBV, o curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com 200 horas, foi supervisionado pela professora Ângela Nogueira, ofertando 100 vagas em 2022. Já nos anos 2023 e 2024, foram 150 vagas, respectivamente, ofertadas, com 208 estudantes qualificados em dois anos e meio de execução.
A coordenadora adjunta do Qualifica Mais EnergIFE no IFRR, Ângela Nayva esclarece que o número de inscritos na seleção demonstra o potencial formativo nessa área. “Nos processos de seleção desses estudantes, contamos com uma demanda de mais de 700 inscritos. Os estudantes concluintes também manifestaram interesse em aprofundar seus conhecimentos na área, o que nos levou a pensar no curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável. Foi, então, constituída a comissão para a elaboração do plano de curso, que foi aprovado pela Resolução 778, de 8 de fevereiro de 2024, e a primeira turma ingressou no segundo semestre de 2023”, contou.
Ainda durante o evento nacional, foram pactuadas novas vagas para a oferta de cursos de qualificação profissional nas instituições federais de ensino, haja vista o processo de transição energética do Brasil e a demanda crescente por profissionais qualificados.