Inovação, diversidade cultural e sustentabilidade são alguns dos principais temas abordados durante o 12.º Fórum de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (Forint) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que ocorre no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) da instituição. O evento, iniciado nesta quarta-feira, 4, segue até sexta-feira, 6, com a exposição de pesquisas e projetos realizados por estudantes e servidores da instituição.
Na manhã desta quinta-feira, 5, segundo dia do evento, tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo foram atraídos pela programação diversificada do fórum, cheia de novidades, como a exposição dos resultados de importantes projetos científicos desenvolvidos nos campi do IFRR.
Inovação educacional com impressão 3D
Entre os projetos apresentados, um se destacou pela interação com o público: o Inovação Educacional: Impressão 3D como Recurso Didático, vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Pesquisa Aplicada/Docente (Pipad). Ele chama a atenção por sua proposta inovadora. Coordenado pela professora Marília Medeiros Fernandes de Negreiros e executado pela estudante bolsista Helôdy Pinto Serra, com a colaboração dos voluntários Plácido Vinícius Oliveira Sousa e Maria de Lourdes do Nascimento de Morais, o projeto integra a impressão 3D ao ensino de biologia.
Durante a exposição do trabalho, os visitantes interagiram com pequenos modelos de animais impressos em 3D e participaram da atividade Caixa Misteriosa. Ao tocar nas peças colocadas ali dentro, eles tentavam identificar o animal com base no formato e na textura. A intenção da experiência era demonstrar como a impressão 3D pode ser utilizada como ferramenta pedagógica inclusiva, ampliando as possibilidades de aprendizado, especialmente para pessoas com deficiência visual.
A estudante Helôdy explicou como o projeto contribui para o ensino de biologia. "Nosso trabalho traz inovação e diversão para as aulas de Biologia, tornando o ensino mais interativo e acessível", disse. De acordo com a professora Marília, o projeto, desenvolvido no Campus Boa Vista (CBV), se ramifica em outros, por meio de alguns programas, possibilitando a aplicação do material em outras instituições de ensino.
Estudo sobre a degradação ambiental
Outro tema abordado no 12.º Forint foi sustentabilidade. O projeto Degradação Ambiental de um Igarapé Amazônico em seu Trecho Urbano, desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), investigou a qualidade de água do Igarapé Chico Reis, localizado no Município de Rorainópolis, sul do estado.
Orientados pelo professor Ellano José da Silva, os estudantes Tiago Macedo da Silva e Lara Emanuely Silva realizaram uma análise microbiológica da água em diferentes pontos do igarapé. A pesquisa revelou a presença de elementos químicos indesejáveis e apontou a falta de monitoramento e de conscientização sobre a preservação do curso d’água, que deságua no Rio Anauá. O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade para a importância da conservação ambiental e para a preservação dos organismos que habitam o igarapé.
Diversidade cultural e combate à intolerância religiosa
Desenvolvido com recursos do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex), o projeto Axé Kitanda: Feira Cultural de Religiões de Matrizes Africanas foi outra atração do evento. Orientado pelo professor Amarildo Ferreira Júnior e executado pelos alunos Woshington Sousa Silva e Ester Cardozo Dionísio, ele promove a cultura das religiões de matrizes africanas, além de combater o preconceito e a intolerância religiosa.
Para divulgar o trabalho, em outubro foi realizada uma feira cultural, que contou com diversas atividades, incluindo a exposição de artigos e palestras. Os participantes puderam constatar a importância do projeto para a ampliação de seus horizontes acadêmicos com a leitura de artigos e com a exposição sobre a organização de eventos, que suscitaram a troca de conhecimento e a conscientização sobre a diversidade religiosa.
MAIS INFORMAÇÕES
Para quem tiver interesse em saber mais sobre os projetos apresentados, em breve estarão disponíveis os resumos para toda a comunidade por meio dos anais do evento. Fique atento às informações na página oficial do evento, disponível no link https://www.ifrr.edu.br/eventos/forints/12-forint/.
Para saber mais sobre os programas de pesquisa e iniciação, basta acessar a página da Propesp no site do IFRR. Já para saber mais sobre os projetos de extensão, é só conferir a página da Proex na plataforma.
Texto: Sofia Lampert
Revisão: Antonio Matos
Fotos: Nenzinho Soares