A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e com apoio da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Redes (Etir) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), lança, nesta segunda-feira, 22 de setembro, a Campanha de Sensibilização em Segurança Cibernética. A ação, que segue até 10 de outubro, tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de adotar boas práticas de proteção no ambiente digital.
Segundo o diretor da DTI, Diogo Maia, a iniciativa nasceu da crescente necessidade de prevenção e tratamento de incidentes de segurança da informação, tanto em instituições de ensino quanto em outras organizações. “A campanha quer fortalecer a proteção digital da instituição informando, educando e promovendo práticas seguras que contribuam para um ambiente mais confiável e protegido para toda a comunidade acadêmica”, afirmou.
A campanha está organizada em três semanas temáticas, com a divulgação de materiais educativos práticos e de fácil compreensão:
Semana 1 (22 a 26/9): Cartilha de Segurança da Informação — um guia introdutório com conceitos essenciais para proteger dados e dispositivos.
Semana 2 (29/9 a 3/10): Phishing e Outros Golpes — cartilha elaborada pelo CERT.br sobre como identificar e se prevenir de fraudes e ataques digitais.
Semana 3 (6 a 10/10): Manual de Senhas — orientações para criar e gerenciar credenciais seguras, fundamentais para evitar acessos não autorizados.
O cronograma de divulgação inclui a matéria no Portal IFRR, disparos de e-mails institucionais e publicações no WhatsApp, de forma a alcançar toda a comunidade acadêmica. Conforme Maia, a campanha também reforça o papel do IFRR na promoção de uma cultura de segurança digital. “Vivemos em uma era em que a tecnologia é essencial para a educação, mas também traz riscos. Educar sobre como se proteger desses riscos é uma responsabilidade institucional e coletiva”, disse.
'
Ascom/Reitoria
Foto: Imagem gerada por IA
19/9/2025