Nesta quinta-feira, 17, vão ocorrer oficinas de grafismo indígena com utilização de tintas naturais empregadas nos territórios
Nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de dezembro, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realiza o I Seminário do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, que traz como tema “Entrelaçando saberes entre os povos Ninan, Patamona e Ingaricó”. O evento ocorre no auditório do Campus Boa Vista, durante todo o dia, e integra as atividades do programa Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie), desenvolvido pelo IFRR por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Participam do evento professores cursistas, orientadores de estudo e líderes indígenas dos povos Wai-Wai, Ingaricó, Patamona e Ninan. O objetivo é promover um espaço de diálogo, troca de experiências e compartilhamento de saberes e vivências. A proposta também busca avaliar de forma coletiva os resultados, os desafios e os impactos formativos da Ação Saberes Indígenas na Escola nos territórios atendidos. Na abertura, também estarão presentes a diretora da Secadi/MEC, Rosilene Tuxá, e a coordenadora-geral da Rede Saberes Indígenas, professora Ana Gomes.
Conforme a coordenada do programa, professora Marilene Alves Fernandes, a programação conta uma palestra sobre a Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), que reafirma o direito dos povos indígenas a uma educação escolar bilíngue, específica, diferenciada e intercultural.
“A atividade tem como foco aprofundar a compreensão dos professores indígenas sobre o território como espaço formativo, político e cultural, fortalecendo o entendimento da política pública como instrumento de garantia de direitos, valorização das identidades indígenas e construção de propostas pedagógicas alinhadas às realidades locais e aos projetos de educação diferenciada dos povos indígenas”, disse a coordenadora.
No dia 17, ocorrem as oficinas de grafismo indígena com utilização de tintas naturais empregadas nos territórios. Marilene explica que os grafismos trabalhados pelos povos participantes serão abordados como expressões de valorização dos saberes ancestrais, da identidade cultural e da autoria indígena. “As oficinas vão possibilitar aos professores cursistas e orientadores de estudo vivenciar e refletir sobre os significados simbólicos, estéticos e pedagógicos dos grafismos tradicionais, reconhecendo-os como linguagem, memória e forma de conhecimento”, comentou.
A coordenadora reforça que essas práticas vão contribuir para o fortalecimento da aprendizagem, ampliando as possibilidades de integração dos grafismos indígenas aos processos educativos, à produção de materiais didáticos e à construção de currículos interculturais contextualizados, respeitando as especificidades culturais de cada povo e reafirmando o compromisso do IFRR com uma educação indígena plural, democrática e socialmente referenciada.
Ascom/Reitoria
Colaboração: Marilene Fernandes
Foto: Divulgação
16/12/2025