Servidores do IFRR participam de coleção de publicações da Rede Federal

Publicado em 21 de Outubro de 2025 às 15:12
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

Capítulo retrata a trajetória da instituição na Região Norte

Coleção da Rede Federal /Região Norte (vol.5)
Coleção da Rede Federal /Região Norte (vol.5)

O Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com diversas instituições da Rede Federal, lançou recentemente a coleção Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil. Ela é composta por cinco volumes, cada um dedicado a uma região do País, os quais podem ser acessados no site da Editora IFG.

Entre os títulos que integram o volume da Região Norte está o capítulo “Instituto Federal de Roraima: memórias e relatos – o percurso da instituição”, que resgata a história e o desenvolvimento do IFRR. O texto foi escrito pelos professores doutores da instituição Marcos Antonio de Oliveira (CBVZO), Amarildo Ferreira Júnior (CBVZO e DPPPG/Propespi), Edvaldo Pereira da Silva (ex-reitor) e Leila Márcia Ghedin, além da mestranda, técnica em secretariado e egressa do instituto Silvana Menezes da Silva, sob a coordenação do primeiro.

O capítulo, o quinto da obra, abrange as páginas 143 a 162 e resulta de um extenso trabalho de pesquisa, compilação de memórias e organização de relatos sobre a trajetória institucional. Além do conteúdo textual, os leitores encontram, ao final, um acervo de imagens históricas do IFRR produzidas pela Assessoria de Comunicação da Reitoria do instituto, que serviram de base para a seleção das fotos que ilustram essa parte do livro.

Segundo os autores, a participação do IFRR na coleção insere a instituição em um projeto editorial de abrangência nacional, destacando a produção intelectual e o compromisso do instituto com a história da Rede. Além disso, promove o reconhecimento e a valorização do trabalho coletivo e da trajetória do instituto.

A coleção

Lançada durante a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (Senept), realizada na segunda semana de outubro, em Brasília (DF), a coleção é fruto de projeto colaborativo que envolveu as 41 instituições que compõem a Rede Federal — 38 institutos federais e 2 Cefets, além do Colégio Pedro II.

Ao todo, participaram 140 autores, 15 organizadores e 6 prefaciadores, em um processo que se estendeu por vinte meses de produção. O resultado consolida-se como a mais ampla iniciativa editorial já dedicada à memória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A obra é uma publicação nacional organizada pela Editora IFG em coedição com a Imperial Editora (Colégio Pedro II), com o Edifes (Ifes), com a Editora IF Goiano, com a Editora IFMA, com a Editora IFPB, com a Editora IFSul e com a Editora IFPA. O conteúdo, disponível em formato digital e impresso, está acessível a leitores de todo o Brasil.

Mais informações sobre os autores do capítulo do IFRR

Doutor Marcos Antonio de Oliveira, coordenador do capítulo, é professor da área de História lotado no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do IFRR. Ele coordena, na unidade de ensino, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

Doutor Amarildo Ferreira Júnior é professor da área de Administração lotado no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do IFRR e diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPPG), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi).

Doutor Edvaldo Pereira da Silva é ex-reitor do IFRR e professor titular da área de Educação Física aposentado.

Doutora Leila Marcia Ghedin é professora titular da área de Turismo aposentada.

Mestranda Silvana Menezes da Silva Lira é egressa e técnica em secretariado do IFRR lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi/Reitoria).

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Colaboração: Amarildo Ferreira Junior

Imagem: Jayne Thome

Ascom/Reitoria

21/10/2025