As eleições municipais estão chegando, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) disponibilizou as inscrições para quem deseja trabalhar como mesário voluntário. Essa função é de extrema importância e contribui para o fortalecimento da democracia.
Para atuar na função, é preciso ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não podem se inscrever candidatos e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.
O processo é simples, e o cadastro pode ser feito a qualquer momento, no Portal da Justiça Eleitoral Roraimense. Para se inscrever, o interessado deve acessar o Link - Mesário Voluntário.
Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do País, os voluntários têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras. O trabalho não é remunerado, mas oferece boas vantagens:
a) Direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário (Lei 9.504/1997). As folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que o voluntário estiver trabalhando no período da eleição;
b) Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
c) Horas complementares em cursos de instituições de ensino superior conveniadas com o TRE-RR;
d) Isenção da taxa de inscrição em concurso público do Estado de Roraima (Lei 1.561/2021);
e) Desempate em concursos públicos se houver previsão em edital.
O TER-RR disponibilizou um número de Whatsapp para quem desejar obter outras informações. Trata-se do Serviço de Atendimento Virtual ao Eleitor, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Em caso de duvida, basta entrar em contato com o órgão pelo número (95)2121-7001.
Ascom/Reitoria
Com informações do TRE-RR
14/8/23