O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está promovendo o evento Vivências, Vozes e Visões: Desenvolvendo Habilidades e Possibilidades de Autorregulação, que ocorre de 18 de outubro a 24 de novembro de 2025, com programação presencial no Campus Boa Vista e pelo Meet. As inscrições estão abertas no Suap até 24 de novembro, no link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/841/. A carga horária total é de 20 horas.
São ofertadas palestras, oficinas, vivências sensoriais, rodas de conversa e atividades práticas que estimulam a autorregulação emocional e a reflexão sobre o papel da inclusão sensorial no ambiente escolar. As atividades são conduzidas por profissionais das áreas de psicologia, educação física, educação especial e afins, que compartilham experiências, metodologias e orientações práticas voltadas ao acolhimento e à acessibilidade emocional.
O projeto é coordenado pela psicóloga Alizane Ramalho de Sousa Aniceto, com a colaboração das equipes dos projetos Ajuda Mútua e Implantação da Sala de Autorregulação Emocional, ambos vinculados à Diretoria de Extensão (Direx) do Campus Boa Vista do IFRR.
'

Conforme Alizane, o evento é uma ação que integra a metodologia de execução do projeto de implantação da Sala de Autorregulação Emocional, em parceria com o projeto “Ajuda Mútua: cuidando de quem cuida”. “Os dois projetos foram aprovados pelo Programa Institucional de Incentivo a Projetos de Extensão (Pipex) do IFRR e representam um passo importante na construção de uma cultura institucional mais inclusiva, empática e acessível”, explicou.
O projeto prevê a criação de uma Sala de Autorregulação Emocional — ambiente planejado, adaptado e seguro voltado para oferecer suporte a estudantes, servidores e membros da comunidade que apresentem transtorno do espectro autista (TEA) ou outros que exijam modulação sensorial, emocional e autorregulação orgânica.
A iniciativa surge diante da necessidade crescente de atendimento especializado no IFRR, visando favorecer a permanência e o sucesso escolar, e combater o capacitismo. Além de atender diretamente o público-alvo, o projeto busca sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do respeito à diversidade e do acolhimento às diferentes formas de ser e aprender.
'
Ascom/Reitoria
Colaboração: Alizane Ramalho
13/11/2025