Familiares e integrantes do projeto de extensão “Cidadania Ativa na 3ª idade: resgatando e valorizando o papel social do idoso” participaram na última semana, das atividades de encerramento anual, desenvolvidas no Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima.
O projeto atende a um grupo de 15 idosos, entre brasileiros, guianenses, indígenas e venezuelanas. O encerramento das ações de 2023 contou com uma programação multicultural e multilinguística voltada especialmente ao público-alvo do projeto, além de contar com a presença de amigos, familiares e servidores.
A iniciativa extensionista está no segundo ano de execução, e tem à frente uma equipe do Campus Avançado Bonfim formada pelos professores Ana Cláudia Luiz, Roseane Machado e Tiago Thomaz, além das estudantes Eileen Velasquez e Renata da Silva.
O objetivo principal do projeto é proporcionar a integração social entre os idosos do município de Bonfim por meio de oficinas e ações que permitam a troca de experiências, vivências e saberes. E na última semana, uma programação especial foi criada para evidenciar a riqueza de cultura do grupo.
'

“A programação evidenciou e privilegiou o multiculturalismo e o multilinguismo existente na comunidade bonfinense, pois contou com apresentações culturais como danças tradicionais indígenas apresentadas por mulheres das etnias wapichana e macuxi integrantes do projeto, cânticos de Natal em inglês, espanhol e em wapichana, troca de presentes para o amigo secreto, entre outras atividades”, compartilhou a equipe do projeto.
Cada integrante do projeto levou e explicou sobre o prato típico de sua cultura que havia levado. Havia pratos da culinária brasileira (baião de dois com frango frito, galinha caipira, etc.), indígena (beiju, etc.), guianense (Fried Rice, Curry com Roti, etc.) e venezuelana (hallaca, prato principal servido no Natal) para a degustação dos presentes, o que proporcionou um momento rico de trocas e interculturalidade.
'

Também teve entrega de cestas básicas, sorteio de brindes, entrega de certificação de participação aos membros, e atendimento médico ofertado pela Fraternidade Feminina da Fronteira de Bonfim para aferição da pressão arterial, medição da glicose e testes rápidos imunocromatográficos.
Ao longo do ano de 2023, por meio de encontros semanais, foram realizadas diversas atividades de integração e convivência entre os integrantes do projeto, como, por exemplo, palestras sobre a qualidade de vida na terceira idade, aulas de português como língua de acolhimento, ações voltadas para o setembro amarelo, oficinas de artesanatos, compartilhamento de memórias afetivas, entre outras atividades que fortaleceram e aproximaram os participantes.
'
Ascom/Reitoria
Colaboração: Equipe do Projeto
Fotos: Divulgação
20/12/2023