Com experimentos acessíveis e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem, estudantes do curso Ciências Biológicas do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) marcaram presença na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima (SNCT-RR). O evento foi realizado de 29 a 31 de outubro de 2025, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista.
Durante o evento, que teve como objetivo aproximar a ciência da comunidade e divulgar práticas de ensino e pesquisa, os alunos apresentaram três trabalhos desenvolvidos no contexto da formação inicial, unindo teoria, experimentação e reflexão pedagógica. As produções mostraram como o aprendizado científico pode ser aplicado em sala de aula e contribuir para o despertar do interesse dos estudantes pela investigação.
Os alunos participaram de apresentações orais e demonstrações experimentais, representando seus grupos com os seguintes trabalhos:
- “Experimento de baixo custo: o detergente da digestão”. Autores: Carlos Henrik de Souza Silva, Samantha Rodrigues Moura, Thyfanne dos Santos Melo e Yasmin de Melo Araújo, sob a orientação da professora Cristiane Pereira de Oliveira. O trabalho, apresentado por Carlos Henrik, demonstrou, de forma prática, por meio da utilização de materiais de fácil acesso, a ação de enzimas digestivas com o objetivo de aproximar conceitos bioquímicos da realidade escolar.
- “Experimento da catalase da batata: decomposição do H₂O₂”. Autores: Adrielly Lima Barbosa, Elisa Horácio Linhares, Mariza Menezes Mangabeira e Rosdielys Gabriela Villarroel Fernandez, sob a orientação da professora Cristiane Pereira de Oliveira. A equipe realizou uma demonstração sobre a ação da enzima catalase na decomposição do peróxido de hidrogênio, ilustrando processos metabólicos fundamentais de forma simples e acessível.
- “Piaget e o desenvolvimento cognitivo: uma análise dos estágios e da desuniformização”. Autores: Abgaill Vieira, Edlaine Lima, Iasmyn da Silva Barros, Raysa Kerly e Rosimar Menezes**, sob a orientação da professora Virgínia Marne. O grupo realizou uma análise teórica sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, relacionando-os com a prática docente e o aprendizado nas fases escolares.
A participação dos estudantes na SNCT-RR reforçou a importância da divulgação científica e da inserção de futuros professores em espaços de socialização do conhecimento. Além de fortalecer o aprendizado prático, a experiência contribuiu para o desenvolvimento de competências de comunicação, investigação e reflexão crítica.

Para Carlos Henrik de Souza Silva, o momento representou um marco no início da trajetória acadêmica. “Sentimo-nos lisonjeados pela aprovação do trabalho, pois estamos no começo do curso e cada conquista nos impulsiona a nos dedicar cada vez mais. Foi essencial para o meu desenvolvimento acadêmico”, afirmou.
A estudante Elisa Horácio Linhares também ressaltou o impacto positivo da vivência.
“Mesmo com o nervosismo e a ansiedade, foi uma experiência muito boa e gratificante”, disse.
Já o grupo que apresentou o trabalho teórico enfatizou o amadurecimento pessoal e profissional proporcionado pela experiência. “A participação nos proporcionou grandes aprendizados e a certeza do que realmente queremos para nossa vida como futuras professoras”, compartilharam as estudantes.

Promovida pela UFRR, em parceria com o CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e instituições de ensino e pesquisa do estado, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima teve como propósito difundir o conhecimento científico e incentivar o diálogo entre estudantes, professores e a sociedade.
Ascom/Reitoria
Colaboração: Cristiane Pereira
4/11/2025