A 2ª edição da ação “Mês da Integridade no IFRR” será realizada nas seis unidades do Instituto Federal de Roraima, no mês de outubro, com palestras presenciais para servidores e estudantes. O Campus Novo Paraíso, no sul do estado, será o primeiro a receber a ação, no dia 2, a partir das 10h30. Confira o calendário ao final da matéria.
O objetivo do evento é apresentar temáticas que promovem a melhoria da integridade institucional para garantir a confiança da sociedade nas ações e decisões institucionais, promovendo um ambiente em que a justiça e a equidade prevalecem. A intenção é assegurar que os interesses da população sejam sempre priorizados.
Serão realizadas duas palestras. Uma abordará o tema “Assédio moral e assédio sexual”. Ela será ministrada pela psicóloga Marcelle Wottrich, mestre em Educação para Saúde pela Universidade de Évora (Portugal), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr), especialista em Psicopedagogia e Psicologia do Trânsito, e com formação em Gestalt-Terapia. Marcelle também é licenciada em Letras e exerce a função de coordenadora do programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
“Servidor público e ética: equilíbrio entre direitos, deveres e responsabilidades” é o tema da outra palestra. Ela será proferida pelo servidor do IFRR Allan Johnny Matos de Mesquita, formado em Direito e em Educação Física, mestre em Educação Profissional e Tecnológica, e especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ele é técnico administrativo, possui experiência em gestão administrativa e exerce suas funções na Comissão de Ética do IFRR.
Segundo a diretora de Governança e Gestão de Riscos do IFRR, Adriene Nascimento, os trabalhos referentes à integridade na instituição começaram em 2018 com o primeiro Plano de Integridade. “Discutir esse tema é importante para garantir que as ações institucionais atendam às expectativas da sociedade e reforcem a confiança nas decisões da instituição”, disse.
A diretora explicou ainda que, conforme o Decreto 9.203/2017, integridade é um princípio da governança pública e também um valor do serviço público federal. “Significa atuar de maneira correta, honesta, proba e com transparência, pautado por princípios éticos e morais, priorizando o interesse público sobre os interesses pessoais”, comentou.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE – É um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. Um programa de integridade propõe fazer com que os responsáveis pelas atividades e áreas afins trabalhem juntos e coordenados, para garantir atuação íntegra e minimizar possíveis riscos de corrupção. Esses instrumentos, por serem interdependentes, somente alcançam máxima eficiência e eficácia se utilizados em conjunto.
Além disso, o programa tem enfoque preventivo, pois visa, principalmente, à diminuição dos riscos de corrupção em dada organização. Caso haja algum desvio ou quebra de integridade, ele deve atuar para identificar, responsabilizar e corrigir tal falha de maneira rápida e eficaz.
Nesse sentido, os gestores públicos devem estar conscientes de que desenvolver uma política de integridade pública vai além do mero respeito às normas. As medidas de proteção devem ser pensadas e implementadas de acordo com os riscos específicos de cada órgão ou entidade.
Calendário
Campus Novo Paraíso – 2/10/2024, a partir das 10h30
Reitoria – 8/10/2024, a partir das 9 horas
Campus Boa Vista Zona Oeste – 16/10/2024, a partir das 9 horas
Campus Boa Vista – 18/10/2024, a partir das 9 horas
Campus Avançado Bonfim – 29/10/2024, a partir das 9 horas
Campus Amajari – 30/10/2024, a partir das 9h30
'
Ascom/Reitoria
Fotos: Divulgação
30/9/2024