Pautado em experiências positivas para viajantes aliadas à proteção ao meio ambiente e às comunidades tradicionais, o Turismo Regenerativo é uma tendência do setor relativamente nova para o público, que passou a ter maior visibilidade quando o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), organização não governamental ligada às Nações Unidas, começou a promover, em 2017, a responsabilidade social na execução do serviço. Considerada uma área ainda com muitos aspectos a serem abordados e discutidos, profissional e academicamente, a 5ª edição do Encontro de Ensino e Pesquisa em Turismo do Extremo Norte (Epten), programada para ocorrer de 2 a 4 de dezembro, terá o assunto como temática geral.
O evento, promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo, Tecnologia, Educação e Cultura (Gepttec), do Instituto Federal de Roraima (IFRR), será realizado mais uma vez de maneira híbrida, com abertura presencial no Campus Boa Vista (CBV) e transmissão no YouTube pelo canal da instituição, sendo que as demais atividades serão disponibilizadas totalmente de maneira virtual nos demais dias do encontro.
O objetivo desta edição do Epten é promover reflexão sobre novas formas de viajar, ensinar e pesquisar o turismo, com foco na valorização das comunidades locais e na regeneração dos ambientes naturais.
A programação, criada dentro do tema “Amazônia e Turismo Regenerativo: viagens que curam territórios e comunidades”, contará com painéis e grupos de estudos, além de outras atividades paralelas envolvendo subtemas como sustentabilidade, cultura, governança, turismo de base comunitária, lazer e inovação. O período de submissão de trabalhos para as pessoas que tenham interesse já está aberto, com recepção de propostas até 9 de novembro. Para isso, é preciso acessar o link da plataforma de eventos adotada pelo grupo.

A intenção do encontro, segundo a líder do grupo de pesquisa, professora Leila Ghedin, é reunir, mais uma vez, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de turismo de todo o Brasil para refletirem sobre novas formas de viajar, ensinar e pesquisar com foco na valorização das comunidades locais e na regeneração dos ambientes naturais.
“Acreditamos na importância de promover um espaço para o diálogo sobre o papel do turismo no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, do País e do mundo, e o evento vem para reforçar a importância da pesquisa e da promoção do conhecimento científico para pensar o turismo de maneira mais sensível, participativa e transformadora”, observou a líder.
Confira a programação completa do evento:
2 de dezembro (terça-feira)
Às 17h – Abertura oficial
Às 17h30 – Painel 1: Amazônia e Turismo Regenerativo: viagens que curam territórios e comunidades
3 de dezembro (quarta-feira)
Das 9h às 11h30 – Apresentações dos GT1 e GT2
Às 15h – Painel 2: Turismo regenerativo na Amazônia: além da sustentabilidade, a cura dos ecossistemas
4 de dezembro (quinta-feira)
Das 9h às 11h30 – Apresentações dos GT3 e GT4
Às 15h – Painel 3: Educação para o turismo do futuro: formando viajantes e profissionais conscientes
Às 17h – Encerramento com roda de conversa e sarau cultural
Grupos Temáticos
GT 1 – Turismo, Gestão e Desenvolvimento
GT 2 – Turismo, Cultura e Lazer
GT 3 – Iniciação Científica e Extensão em Turismo
GT 4 – Temas Emergentes em Turismo
O período de inscrições para o público interessado em participar dos painéis programados para o evento vai até 3 de dezembro. As pessoas interessadas devem efetuar a inscrição também na plataforma adotada pelo grupo de pesquisa acessando este link.
As atualizações do evento podem ser conferidas pelo perfil de divulgação do evento na mídia social Instagram, no perfil @epten_rr. Detalhes e esclarecimentos podem ser solicitados por mensagem enviada para o e-mail do grupo: gepttec@ifrr.edu.br.
Com informações do Gepttec/IFRR
Ascom/IFRR
30/10/2025