Os medalhistas do IFRR foram a judoca Cainy Júlia, estudante do curso integrado Técnico em Edificações, ouro na categoria superpesado; e a dupla de vôlei de praia Lucas Daniel, aluno do curso integrado Técnico em Informática, e Marco Lucca, acadêmico de Licenciatura em Educação Física. Eles venceram por 2x1 a dupla do Instituto Federal Catarinense.
A competição reuniu 36 delegações representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O evento teve disputas no atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia.
Na etapa nacional dos JIFs 2023, o IFRR participou com uma delegação de seis estudantes que foram acompanhados de três professores de educação física. Os alunos competiram nas modalidades de judô, vôlei de praia, tênis de mesa e atletismo. Inclusive, nas duas últimas modalidades com estudantes dos campi do Amajri e do Avançado Bonfim, respectivamente.
Para alcançar o lugar mais alto do pódio, o estudante Marco Lucca explica que foi um ano intenso de treinamento, com muitos jogos para que a dupla pudesse adquirir experiência e evoluir o nível das jogadas. Ele agradeceu ao IFRR e em especial ao parceiro e ao técnico da dupla, Marcos Mendonça.
“Quero agradecer ao Instituto Federal por ter proporcionado essa oportunidade de participar de um evento tão grande como esse. Enfrentamos diversas duplas de Santa Catarina, Alagoas, de estados do Sul, que foram muito fortes e difíceis de ganhar. Fico feliz por ter conquistado essa medalha para o Estado de Roraima, juntamente com meu técnico Marcos Mendonça e minha dupla Lucas Daniel, porque sem eles isso nunca seria possível”, afirmou.
Durante o evento de recepção no auditório do CBV, o atleta Lucas Daniel declarou que desde criança sonhava em ser campeão brasileiro. “Para mim foi muito gratificante porque é um sonho de molequinho, e desde que comecei a jogar vôlei eu sonhava em conquistar isso daqui (troféu). E graças a Deus, Deus proporcionou tudo para que alcançássemos esse resultado”, disse, agradecendo também ao parceiro e ao técnico da dupla.
Entusiasta do esporte, a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira acredita que assim como a educação, o esporte é um importante caminho de formação do ser humano, contribuindo em diversos aspectos, desde a questão do preparo físico, passando pelo fortalecimento emocional e socialização, até a colaboração na área profissional, com a bagagem que oferece na parte do foco e da disciplina, e em especial para a permanência e êxito estudantes.
“Eu sou uma eterna entusiasta do esporte. Acredito que pode salvar vidas e sempre vou estimular a prática entre toda a comunidade do IFRR. Avalio que essas conquistas que tivemos são méritos do esforço dos nossos e da nossa atleta medalhista, mas também da atenção e dedicação dos nossos e nossas professoras da área, que sempre acreditam no potencial estudantil do instituto e investem tempo e trabalho nisso. E esses resultados são apenas um gás a mais para seguirmos apoiando e fazendo o que for possível para ajudar nossa comunidade no caminho da educação, saúde e esporte”, afirmou Nilra.
Para o chefe da delegação do IFRR, André Triani, o resultado da participação foi positivo, uma vez que das quatro modalidades, em duas os estudantes conquistaram o primeiro lugar no pódio. “Além dos resultados esportivos, a integração e as experiências proporcionadas pelo evento para os nossos alunos também foram muito importantes na sua formação de maneira geral. Eventos desse tipo devem ser incentivados e fortalecidos dentro da rede federal. Vamos trabalhar para que nos próximos anos possamos participar com uma delegação maior”, disse.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação
31/10/2023