Apresentação
Semana de Graduação dos Cursos de Licenciatura EAD do Campus Boa Vista/IFRR - 2025
O Tema Central: "Ser Professora, Ser Professor Hoje: Desafios e Compromissos na Formação Inicial Docente"
Nosso tema, “Ser professora, ser professor hoje: desafios e compromissos na formação inicial docente”, foi escolhido para nos convidar a uma reflexão profunda e atualizada sobre o papel do professor no cenário educacional contemporâneo. Vivemos em um contexto de transformações sociais, tecnológicas, políticas e culturais aceleradas. Por isso, a formação docente precisa ir além do aspecto técnico, integrando dimensões éticas, identitárias, emocionais e sociais.
Os Desafios da Docência no Século XXI
Ser professor hoje exige coragem para enfrentar múltiplos desafios. Precisamos lidar com:
- A desigualdade educacional
- As exigências das políticas públicas
- A utilização crítica das tecnologias digitais
- A promoção da inclusão e da diversidade
- O cuidado com a própria saúde mental
- A manutenção da constante formação
Compromissos e Propósito
Diante desses desafios, é fundamental fortalecer os compromissos ético-políticos da profissão docente. Reafirmamos nosso papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no marco da Agenda 2030.
Nós, do IFRR, acreditamos que estudantes de licenciatura precisam refletir criticamente sobre seu percurso formativo. Pensando nisso, a Semana de Graduação dos Cursos de Licenciatura a Distância do Campus Boa Vista/IFRR, ao adotar este tema, busca criar um espaço:
- Formativo
- Colaborativo
- Inspirador
Nosso Convite
Este é um ambiente onde estudantes, professores e convidados poderão compartilhar experiências, repensar práticas e renovar sentidos sobre o que é ser e tornar-se professor no mundo de hoje.
O IFRR reafirma seu compromisso com a oferta de uma formação de qualidade. Nosso maior desejo é que este evento seja, acima de tudo, um convite para que sigamos juntos, com esperança e responsabilidade, na missão transformadora de ser professora e professor hoje.