Campus Boa Vista foi premiado na etapa regional do programa Prêmio IEL de Talentos

Publicado em 18 de Agosto de 2023 às 17:53
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) conquistou o Prêmio IEL de Talentos na categoria Educação Inovadora para instituição de ensino

PRÊMIO IEL
PRÊMIO IEL

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) conquistou o Prêmio IEL de Talentos na categoria Educação Inovadora para instituição de ensino. A premiação foi recebida pela diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, que, na ocasião, estava acompanhada da pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Aline Cavalcante, e da coordenadora de Estágio do CBV, Enyedja Fabrícia Cruz.

O CBV concorreu ao prêmio com o projeto “O Estágio no âmbito do IFRR/Campus Boa Vista”, por meio do qual foi apresentada a experiência do estágio no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, destacando como diferenciais a promoção da sustentabilidade; maior transparência no processo de estágio; aproximação do IFRR com as empresas; informatização tecnológica; desenvolvimento de ações de extensão correlatas; aumento do público atendido pela instituição de ensino; autonomia dos estudantes e envolvimento dos seus supervisores como formadores de novos talentos.

“Entre os vários cursos ofertados pelo CBV, buscamos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a documentação necessária para submeter o projeto ao edital do prêmio. Com isso, relatamos o engajamento de estudantes, servidores e gestores, que, juntos, forneceram as evidências necessárias para a submissão, que culminou em nossa vitória. Então, agradeço ao IEL por acreditar no trabalho das instituições de ensino, firmando parceria que enaltecem nossos discentes, com direcionamentos ao universo do trabalho, e aos servidores, que desenvolvem seu papel com responsabilidade e compromisso de contribuir para a sociedade; aos discentes, que estão sempre disponíveis para enfrentar os desafios do cotidiano e seguir com dedicação para aprender e conquistar seu espaço”, afirmou Marilda.

Prêmio IEL de Talentos – É uma ação que incentiva a busca por excelência em programas de estágio promovendo boas práticas e reconhecendo todos os envolvidos no processo: o estudante, a instituição de ensino e a empresa. A iniciativa também proporciona a conexão entre o público acadêmico e o mercado de trabalho, assegurando o cumprimento da Lei de Estágios.

Os vencedores da etapa regional, posteriormente, concorrerão na etapa nacional. Já os ganhadores da etapa nacional receberão alguns prêmios, entre eles troféu com certificado e passagens aéreas para São Paulo, incluindo hospedagens, para participar da respectiva premiação.

Esta não é a primeira vez que o CBV recebe uma premiação do IEL. Em 2018, a unidade de ensino recebeu o título de “Melhores Práticas de Estágio de Roraima”, conquistando o 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio na etapa regional e o 2º lugar na etapa nacional, cuja premiação ocorreu em Salvador (BA). “Foi uma sensação incrível de dever cumprido já naquela época. Agora, com mais essa importante vitória, nos sentimos muito gratos e felizes! Isso representa uma conquista muito significativa para o CBV e para o IFRR”, disse Marilda.

Para Enyedja, a premiação representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado no campo do estágio. “É inegável a honra de conquistar o primeiro lugar na etapa regional de um evento dessa magnitude, pois é um reconhecimento de que o IFRR está, em termos de estágio, entre as instituições de ensino que mais prezam pela qualidade e que vêm se fortalecendo no atendimento da demanda da realidade, não apenas em Boa Vista, mas também no cenário regional. Esse prêmio foi um estímulo para continuarmos a desenvolver nosso trabalho com vistas à ampliação do conhecimento, dando visibilidade ao que fazemos como instituição promotora de soluções formativas, atuais e tecnológicas para nossos estudantes, refletindo, assim, no envio deles com a melhor formação para o mundo do trabalho, atuando de maneira mais assertiva”, declarou.