Campus Boa Vista recebe projeto Saúde na Escola com palestra alusiva ao Setembro Amarelo

Publicado em 19 de Setembro de 2023 às 17:21
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O Campus Boa Vista estabelece parcerias para fortalecer as ações institucionais

setembro amarelo
setembro amarelo

Nesta quarta-feira, 20, das 9h30 às 10h30 e das 16h30 às 17h30, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), a Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes) da unidade de ensino, em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), por meio do projeto Saúde na Escola, realizará uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo para alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Na palestra, ministrada pela coordenadora do Programa de Saúde Mental da Atenção Básica em Saúde do Município de Boa Vista, Gilvânia Matos Carvalho Siqueira, serão abordados vários temas relacionados à campanha Setembro Amarelo, entre eles a definição de saúde mental; os fatores de risco que acometem a saúde mental; os fatores de proteção que colaboram para o bem-estar mental e psicossocial; as estratégias de manejo emocional; e a importância das redes de apoio.

Segundo a assistente social da Caes, Rosemere Lopes, essas ações integradas subsidiam e fortalecem os projetos já desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino e contribuem para a sensibilização dos alunos sobre a valorização da vida. "Falar de saúde mental é extrapolar ações centradas no tema suicídio; é, sobretudo, envolver os alunos, os servidores e a comunidade em geral na participação nos debates coletivos, promovendo a reflexão ativa, a sensibilização para mudanças de posturas e intervenções nas diversas questões que cercam a temática. Ressalto que a abordagem dos temas relacionados à valorização da vida e ao autocuidado deve ser uma constante. É importante não apenas conversar, mas, sim, agir, orientando o acesso aos serviços de saúde. Além disso, é preciso ter uma rede de apoio que desenvolva as políticas públicas necessárias, as parcerias, os projetos e as ações com foco nessa realidade”, disse.