Nesta terça-feira, 13, o Fórum Permanente das Licenciaturas do Instituto Federal de Roraima (Forpeli/IFRR) divulgou uma carta aberta em defesa dos cursos de formação de professores ofertados pelo IFRR.
O documento surge em um contexto de desafios enfrentados pelas licenciaturas e tem como objetivo reafirmar o papel essencial da formação docente para a qualidade da educação básica e superior em Roraima e em todo o Brasil.
Liderada pelo fórum, a iniciativa reúne princípios e diretrizes essenciais para o fortalecimento dos cursos de licenciatura do IFRR, reiterando a importância central da formação docente na promoção de uma educação pública de qualidade. (Leia o documento na íntegra aqui.)
“Nos últimos anos, temos observado um enfraquecimento do apoio aos cursos de formação docente, refletido em cortes orçamentários, baixa valorização profissional e redução da procura por parte dos estudantes. Essa carta é uma forma de resistência e também de afirmação do nosso compromisso com uma educação pública e de qualidade”, afirmou a vice-coordenadora do Forpeli, Isabela do Couto Torres.
Para obter outras informações sobre a carta, o interessado deve enviar sua mensagem ao e-mail forpeli@ifrr.edu.br.
FORPELI
O Fórum Permanente das Licenciaturas do IFRR é um espaço coletivo de debate, diagnóstico e articulação de políticas institucionais para os cursos de licenciatura, em consonância com as legislações vigentes. Possui caráter consultivo e propositivo, conforme a Resolução do Consup/IFRR 725, de 8 de março de 2023.
Com reuniões bimestrais, o fórum é composto por professores dos cursos de licenciatura, pedagogos, estudantes, bem como gestores de diversos setores, incluindo os pró-reitores do instituto. Também participam estudantes de diferentes cursos de licenciatura da instituição, além de representantes de secretarias e instituições educacionais.
Os membros titulares e suplentes do Forpeli foram nomeados pela Portaria 2.944, de 13 de setembro de 2023.
Texto: Sofia Lampert
Revisão Textual: Antonio Matos
Fotos: arquivo do Forpeli/IFRR
Ascom/Reitoria
14/5/2025