Com o objetivo de unir arte, política e formação crítica, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) promove, na próxima quinta-feira, 2, a atividade Gestão Pública em Debate: Oficina de Produção de Zines. O evento, voltado para estudantes e a comunidade externa, convida os participantes a explorar a criação de publicações independentes como ferramenta de expressão e reflexão sobre temas sociais.
Zines, ou fanzines, são publicações independentes e de produção artesanal feitas, de um modo geral, com materiais simples e de baixo custo. Tradicionalmente elaborados por meio de colagens, desenhos, textos autorais e fotocópias, esses materiais circulam fora dos meios editoriais convencionais. Criados, a princípio, por fãs de cultura pop e movimentos underground, os zines ganharam espaço como ferramenta de expressão cultural, política e artística.
Ao longo do tempo, passaram a ser utilizados também em contextos educativos como instrumento de estímulo à criatividade, à escrita e à reflexão crítica. Por sua natureza acessível e autoral, os zines são frequentemente associados a iniciativas de comunicação alternativa, dando voz a grupos e pautas que nem sempre encontram espaço na mídia tradicional.
Marcada para ser ministrada das 19h às 22h, a oficina ocorre na sala do IFMaker do CBVZO. Ela integra um projeto interdisciplinar do curso superior Tecnologia em Gestão Pública. A ação articula conteúdos das disciplinas Fundamentos de Administração e Teoria Geral do Estado, ministradas pelos professores Amarildo Ferreira Júnior e Marcos Antônio de Oliveira. A atividade tem como objetivo estimular o uso do zine como ferramenta pedagógica e de comunicação democrática, conectando teoria e prática na formação de futuros gestores públicos. A iniciativa também dialoga com a valorização da diversidade cultural e com as diretrizes das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena.
Com duração de três horas, a programação será dividida em três momentos: contextualização sobre a história e relevância cultural dos zines; apresentação de técnicas de produção, como dobradura, colagem, desenho e lettering com materiais de baixo custo; e etapa prática, em que os participantes iniciarão a criação dos próprios zines. Os trabalhos serão finalizados e apresentados em evento posterior, aberto à comunidade.
A oficina contará com a participação da artista visual Hipácia Caroline, reconhecida como a primeira mangaká roraimense e autora da obra Miipo, lançada em 2020. Sua atuação traz ao evento a perspectiva da produção artística independente na Amazônia.
Estão sendo ofertadas 36 vagas, destinadas, principalmente, a estudantes do curso Gestão Pública, com oportunidades para integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e da comunidade externa, sobretudo gestores culturais, artistas e interessados em políticas públicas e cultura periférica. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 1.º de abril, por meio de formulário on-line, sendo preenchidas por ordem de envio. Elas podem ser feitas aqui.
O Gestão Pública em Debate é uma iniciativa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e, nesta edição, conta com a realização do Neabi e do Grupo de Pesquisa Epahei!, em parceria com o Observatório Amazonicidades e com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR). O evento tem apoio cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) e do Governo do Estado de Roraima.
Ascom/Reitoria
26/3/26