O Instituto Federal de Educação de Roraima se prepara para iniciar as discussões em torno da elaboração da Matriz Referência Institucional dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O Edital 19/2023, de seleção dos servidores que vão compor as comissões intercampi, foi publicado nesta quarta-feira, 19.
Podem se inscrever docentes, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais. As inscrições ocorrem de 21 de julho a 13 de agosto, pelo e-mail matriz.referencia@ifrr.edu.br.
As comissões intercampi serão compostas, prioritariamente, por 1 docente de cada componente curricular por campus, com exceção daqueles que não têm docentes da área; até 2 docentes representantes das áreas técnicas; 1 profissional representante da equipe pedagógica; e 1 profissional indicado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
Conforme o edital, o objetivo do processo é selecionar representantes dos docentes e das equipes pedagógicas que farão parte das comissões intercampi que vão apreciar, debater e conduzir as ações de discussão e elaboração da Matriz Curricular Referência, contendo o ementário para os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, a partir das orientações e dos diálogos com a comissão central.
A necessidade de elaboração da matriz foi confirmada em 2018, no decorrer das discussões sobre as diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Segundo a pedagoga Luana Lobo, da Proen, o documento garantirá que haja unicidade no processo pedagógico e possibilitará maior similaridade entre as Matrizes Curriculares dos campi do IFRR. “Dessa forma, o trabalho objetiva a elaboração da Matriz Referência dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular para os cursos técnicos integrados ofertados no IFRR”, complementou.
Terminados os prazos constantes no Edital 19/2023, a comissão central, responsável pela elaboração da Matriz Referência, vai apresentar aos membros selecionados a metodologia e o cronograma dos trabalhos.
Os docentes integrantes das comissões intercampi poderão computar a carga horária de trabalho da respectiva comissão no Plano de Trabalho Docente, conforme o quadro VIII, item 6, da Resolução 718 do Consup/IFRR, de 28 de fevereiro de 2023.
Ascom/Reitoria
Fotos: Divulgação
18/7/2023