CPA

Comunidade acadêmica é convidada a participar da Autoavaliação Institucional do IFRR

Publicado em 10 de Novembro de 2025 às 09:40

O questionário de Autoavaliação Institucional estará na página inicial Suap de 10 a 21 de novembro

Palestra no Campus Amajari de sensibilização sobre a importância de responder ao questionário  - Ft Divulgação
Palestra no Campus Amajari de sensibilização sobre a importância de responder ao questionário - Ft Divulgação

De 10 a 21 de novembro de 2025, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realiza a aplicação do Questionário de Autoavaliação Institucional, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A iniciativa abrange todas as unidades do Instituto e envolve docentes, técnicos administrativos e estudantes, que poderão acessar o instrumento de avaliação, disponível na página inicial do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

O presidente da CPA, professor Flávio de Britto Pinto, disse que o objetivo é coletar percepções e opiniões da comunidade acadêmica sobre diferentes aspectos da instituição, para que sirvam de referência para o aprimoramento institucional. “As informações levantadas vão orientar recomendações de melhorias que podem ser incorporadas às políticas e práticas das unidades, contribuindo para o fortalecimento da qualidade educacional e administrativa”, comentou.

Nesta edição, o questionário contempla itens relacionados às políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, à comunicação com a sociedade e ao atendimento aos estudantes. O número de questões foi ajustado conforme o perfil dos respondentes, garantindo maior objetividade e foco nas áreas de atuação de cada segmento.

Os técnicos administrativos sem relação direta com o público estudantil responderão a 23 questões; os que atuam no atendimento aos estudantes, a 33; e os que trabalham diretamente com atividades pedagógicas, a 37; os docentes, a 39; e os estudantes, até 58 questões. “Essa redução representa um avanço na simplificação do instrumento, sem comprometer a visão integrada da instituição”, explicou Britto.

Segundo ele, a participação de toda a comunidade é fundamental para o sucesso do processo avaliativo, visto que autoavaliação é uma oportunidade para que cada servidor e cada estudante contribua com suas percepções e sugestões, fortalecendo o compromisso coletivo com o aprimoramento institucional e a promoção de uma educação pública de excelência.

'

Ascom/Reitoria

Foto: Divulgação

7/11/2025