CONVÊNIO – IFRRR, DETRAN e FAEPI assinam convênio para oferta de curso de pós-graduação

Publicado em 26 de Janeiro de 2024 às 10:12
Bruna Branco - JORNALISTA

IFRR, Detran e Faepi assinam convênio para realização de curso de pós-graduação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi), assinaram nesta quinta-feira, 25, o convênio tripartite que a visa a cooperação técnica e científica para ofertar o curso de pós-graduação latu sensu em “Educação para o Trânsito e Cidadania” na modalidade educação a distância (EAD).

O curso será executado pelo Campus Novo Paraíso (CNP), no sul de Roraima, e serão disponibilizadas 150 vagas. Voltado para agentes das forças de segurança e profissionais da educação, o curso terá carga horária de 450 horas, e tem por objetivo aprimorar competências e habilidades para o desenvolvimento dos serviços públicos da área da educação para o trânsito.

As aulas tem previsão de iniciar no dia 5 de fevereiro por meio de plataforma virtual, e serão ministradas por professores do CNP, profissionais da educação no trânsito da Secretaria Municipal de Educação de Vitória - ES, do DETRAN/RR, e por agentes da Polícia Rodoviária Federal do Amazonas, Espírito Santo e Roraima.

Para a Diretora-Geral do CNP, professora Vanessa Rufino, a assinatura desse convênio é de extrema relevância. “A oferta desse curso é inovadora no Brasil e exclusiva para esses profissionais, então o CNP se sente honrado da confiança depositada por essas instituições ao nos buscar para fazermos essa formação, visando à qualificação a partir da abordagem em relação aos problemas vivenciados diariamente dentro dos seus contextos de trabalho, seja na infraestrutura, ou nas demandas de fluxo de trabalho”, disse a diretora.

Conforme a Vanessa, o CNP vai capacitar agentes de trânsito e segurança para a educação no trânsito e objetivo é formar, ao longo de um ano e meio, 150 profissionais, em nível de especialização. “Nosso objetivo é fazer ciência, pesquisa a partir desse viés, melhorar o trabalho desses profissionais, buscando a melhoria dos serviços ofertados, bem como a busca de soluções tecnológicas voltadas para uma melhor educação para o trânsito no estado de Roraima”, concluiu.

De acordo com reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, a assinatura do convênio representa muito para o IFRR. “A parceria estratégica entre o IFRR e o Detran-RR na oferta de cursos de pós-graduação em educação para o trânsito e cidadania, direcionados principalmente aos servidores da segurança no trânsito, é fundamental para aprimorar as habilidades desses profissionais. Essa colaboração não apenas eleva o nível de conhecimento técnico, ético e educacional, mas também impacta diretamente na segurança no trânsito e na conscientização cidadã. Ao investir na formação desses servidores, a parceria contribui significativamente para um trânsito mais seguro e para a promoção de uma cultura de respeito às normas e valores, alcançando assim um número maior de vidas de forma positiva através da educação. Essa é a nossa missão, impactar e transformar vidas por meio da educação”, afirmou.

26/1/24