Divulgado resultado final de escolha das comissões intercampi para elaboração da Matriz Referência de cursos técnicos

Publicado em 29 de Agosto de 2023 às 12:01
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

O próximo passo é a comissão central reunir-se com os representantes dessas comissões, dia 27 de setembro, para apresentar a metodologia e o cronograma dos trabalhos

Reunião PROEN - FT Divulgacao (6)
Reunião PROEN - FT Divulgacao (6)

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação de Roraima divulgou o resultado final do Edital 19/2023, que trata da escolha dos servidores das comissões intercampi que vão conduzir os trabalhos de sistematização das discussões e de elaboração da Matriz Referência Institucional dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O resultado está disponível aqui.

De acordo com a vice-presidente da comissão central responsável pela elaboração do documento, Thays Cristine Soares, o processo de construção diz respeito à sistematização de um trabalho coletivo visando estruturar os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular com similaridade, ou seja, evitando distorções entre os componentes curriculares e os conteúdos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFRR, bem como colaborar para a diminuição dos índices de evasão e retenção dos estudantes, e atender às diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no instituto, conforme a Resolução 529 do Conselho Superior, de 28 de setembro de 2020.

No âmbito do IFRR, a necessidade de elaboração da matriz foi confirmada em 2018, no decorrer das discussões sobre as diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Com a escolha dos representantes dos docentes e das equipes pedagógicas, as comissões intercampi vão apreciar, debater e conduzir as ações de discussão e elaboração da Matriz Curricular Referência, que contém conteúdos para os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, a partir das orientações e dos diálogos com a comissão central. A intenção, segundo Thays, é que o trabalho das comissões possibilite maior similaridade entre as Matrizes Curriculares dos campi do IFRR.

Definidas as comissões intercampi, o próximo passo é a comissão central reunir-se com os representantes dessas comissões, dia 27 de setembro, para apresentar a metodologia e o cronograma dos trabalhos. “Nós vamos apresentar uma proposta de cronograma na nossa primeira reunião, dia 27, que será on-line, para apreciação e votação por todos os participantes”, explicou Thays.

Os docentes integrantes das comissões intercampi poderão computar a carga horária de trabalho da respectiva comissão no Plano de Trabalho Docente, conforme o quadro VIII, item 6, da Resolução 718 do Consup/IFRR, de 28 de fevereiro de 2023.

Ascom/Reitoria

Fotos: Divulgação

28/8/2023