Os encontros pedagógicos do Instituto Federal de Roraima (IFRR) integram a programação de abertura do semestre letivo e ocorrem, tradicionalmente, no início das atividades acadêmicas, reunindo servidores da área de ensino para momentos de planejamento, formação e alinhamento institucional. Em 2026, a iniciativa acontece nas cinco unidades do IFRR, com programações adaptadas às realidades de cada campus.
Campus Amajari – O CAM apresenta o 27º Encontro Pedagógico da unidade, que ocorre nos dias 4 e 11 de fevereiro. O encontro será realizado na biblioteca da unidade no horário das 13h30 às 17h30. A programação do primeiro dia é dedicada a informes institucionais, com apresentações do departamento de ensino, coordenação pedagógica, assistência estudantil e coordenações de cursos, além de orientações técnicas sobre o uso do laboratório de informática e serviços da biblioteca.
No segundo encontro, dia 11 de fevereiro, o foco será a formação docente com a oficina “Educação em tempos digitais: ensino e avaliação com apoio tecnológico”, que abordará o uso pedagógico do NotebookLM (Google), dividida em dois momentos, antes e após o coffee break. As inscrições para o Encontro Pedagógico do Campus Amajari estão disponíveis em: https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/955/
Campus Bonfim – No CAB a programação ocorre nos dias 2 e 3 de fevereiro, com atividades presenciais voltadas a docentes, técnicos-administrativos em educação coordenações e direções. Com o tema “Atuação Consciente e Integrada: Formação e Práticas para uma EPT de Qualidade”, o evento tem como objetivo promover o alinhamento institucional, a atualização normativa e o planejamento acadêmico para o semestre letivo.
Segundo a organização, a programação contempla momentos de acolhimento e integração, a apresentação da nova organização do campus, além de formações sobre legislação relacionada à atuação escolar com crianças e adolescentes, atualizações da Política de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) e debates sobre competências socioemocionais e saúde mental no ambiente de trabalho.
Também estão previstas atividades formativas sobre a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, apresentação do calendário acadêmico de 2026.1, organização pedagógica e administrativa dos cursos e uma avaliação final coletiva, com encaminhamentos para o semestre.
Campus Boa Vista – O CBV realiza seu encontro pedagógico nos dias 4 e 5 de fevereiro. Nesta edição, o encontro terá tema “Inovação Pedagógica para um Ensino Contemporâneo na Educação Profissional e Tecnológica”. A iniciativa reunirá docentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e do ensino superior, para discutir metodologias inovadoras, o uso pedagógico de tecnologias, a integração curricular e o compartilhamento de experiências formativas.
Aberto a professores, técnicos da instituição e profissionais da educação de outras instituições, o evento terá dois dias de programação, com palestra magna e apresentações de práticas docentes, reforçando o compromisso institucional com uma educação pública de qualidade, acessível e socialmente transformadora.
Campus Boa Vista Zona Oeste – No CBVZO o 19º Encontro Pedagógico será realizado nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, no turno matutino. O evento tem como tema “A Inteligência Artificial no Cotidiano Docente: reflexões éticas e práticas pedagógicas”, escolhido pelos próprios professores do campus por meio de consulta realizada ao final de 2025.
A programação conta com duas oficinas formativas. Nos dois primeiros dias, o professor Wilson Alves, do IFRR/CBVZO, ministrará a oficina “Inteligência Artificial como Ferramenta Pedagógica: da inspiração didática ao planejamento e à avaliação formativa”. Já no último dia, o auditor fiscal Jailson Júnior conduzirá a oficina “Uso da Inteligência Artificial na criação de músicas como ferramenta pedagógica”, ampliando as possibilidades de uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
As inscrições para o encontro do CBVZO podem ser realizadas pelo link: https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/938/
Campus Novo Paraíso – No CNP, o 22º encontro pedagógico ocorre no dia 11 de fevereiro de 2026, na biblioteca da unidade, com o tema “Educação Integral e Inclusiva: articulando aprendizagens, práticas docentes e bem-estar”. A ação é voltada aos profissionais do campus e tem como objetivo promover o diálogo, o planejamento e o aperfeiçoamento das práticas educativas, com foco no planejamento inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A programação completa pode ser consultada aqui.
Os encontros pedagógicos do IFRR tem o objetivo fortalecer o planejamento acadêmico, promover a formação continuada dos servidores e alinhar práticas pedagógicas às diretrizes institucionais, contribuindo para a qualidade do ensino ofertado pelo Instituto em todas as suas unidades.
Ascom/Reitoria
30/1/26