Com o avanço dos crimes virtuais e o uso cada vez maior da internet para atividades do dia a dia, um projeto desenvolvido no Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vem contribuindo diretamente para a proteção digital da comunidade . A estudante Alice da Silva do Carmo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict/2025), produziu uma cartilha digital prática e acessível voltada para orientar jovens e idosos de Bonfim sobre como se prevenir de golpes e fraudes on-line. O trabalho foi realizado sob orientação do professor Antoniel Almeida de Castro.
Intitulado “Segurança Digital e Prevenção de Fraudes On-line: Um Guia para Jovens e Idosos de Bonfim/RR”, o projeto teve duração de oito meses e uniu pesquisa, ações educativas e criação de materiais informativos. A iniciativa nasceu da constatação de que, embora a população esteja cada vez mais conectada, ainda há um grande desconhecimento sobre práticas básicas de proteção no ambiente virtual.
O trabalho partiu de um diagnóstico local que revelou grande vulnerabilidade da comunidade diante dos crimes virtuais. Questionários e entrevistas realizados durante a pesquisa apontaram que apenas 30% dos participantes reconheciam tentativas de phishing (tipo de golpe em que alguém tenta “fisgar” a pessoa na internet usando mensagens falsas para roubar dados, como senhas, códigos ou informações bancárias) e que somente 17% utilizavam autenticação em duas etapas, entre outros comportamentos de risco.
'

De acordo com a estudante Alice, a partir desses dados, foram promovidas oficinas educativas e produzido o guia digital em linguagem simples e acessível, com orientações sobre identificação de golpes, criação de senhas fortes, compras seguras, riscos do wi-fi público e procedimentos a serem adotados em caso de fraude.
Alice comenta a experiência intensa e transformadora de participar das oficinas. “No começo foi desafiador explicar certos golpes de forma simples, mas ver as pessoas entendendo e aplicando o que aprendiam me motivou muito. Aprendi junto com a comunidade e senti que cada orientação podia realmente evitar um golpe. Foi um trabalho que exigiu esforço, mas me trouxe um forte sentimento de realização”, disse.
Segundo ela, os resultados apontam avanços importantes após as ações do projeto: todos os participantes passaram a identificar golpes de phishing, o uso de senhas fortes aumentou para 83% e a verificação da segurança de sites alcançou 87%. O trabalho também foi apresentado no 13.º Fórum de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Forint 2025), o maior evento técnico e científico do IFRR.
CARTILHA
A Cartilha Digital de Segurança foi elaborada em linguagem acessível, com dicas diretas, exemplos reais e orientações para prevenção de fraudes on-line. Entre os temas abordados estão os seguintes:
– Como identificar mensagens suspeitas
– O que é phishing e como evitar cair em armadilhas
– Importância de senhas fortes e autenticação em dois fatores
– Cuidados ao usar redes sociais
– Compra segura na internet
– Riscos de redes Wi-Fi públicas
– Como agir ao cair em um golpe
Além do caráter educativo, a cartilha reforça a ideia de que segurança digital é um hábito, não uma complicação, devendo, pois, fazer parte da rotina tanto de jovens quanto de idosos. “A prevenção digital é uma necessidade urgente. Quando compartilhamos conhecimento de forma simples, ajudamos a comunidade a reconhecer riscos e evitar golpes. Segurança on-line é um cuidado que começa em cada um de nós e se estende às nossas famílias. Quanto mais informados estamos, mais protegidos ficamos”, afirmou o professor Antoniel.
'

O documento está disponível para download gratuito após preenchimento de um breve formulário, que permitirá o monitoramento do alcance da iniciativa. Para ter acesso a ele, clique aqui.
Ascom/Reitoria
Fotos: Divulgação
9/12/2025