Estudantes indígenas do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) fizeram uma apresentação cultural, incluindo a dança do parixara, na abertura da 150ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada na manhã desta terça-feira, 4, no Teatro Municipal de Boa Vista.
Depois de dez anos, uma reunião do Conif, que é formado por 41 instituições – 38 institutos federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II –, retorna à capital de Roraima, Boa Vista. O evento ocorre no período de 4 a 6 de novembro, no teatro municipal.
Na mesa de abertura, estavam a anfitriã da reunião e reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira; a presidente do Conif e reitora do Colégio Dom Pedro II, Ana Paula Giraux; a vice-presidente de Administração do conselho, Elaine Cassiano, reitora do Instituto Federal Mato Grosso do Sul (IFMS); e o vice-presidente da Relações Institucionais do colegiado, José Arnóbio de Araújo filho, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Além da apresentação cultural feita pelos estudantes do Campus Amajari, a unidade do IFRR com maior número de alunos indígenas autodeclarados, os participantes assistiram a um vídeo institucional sobre a atuação e a presença do IFRR no estado. “Queremos agradecer à Nilra o acolhimento, que já demonstra como será nossa reunião: produtiva, mas também acolhedora”, disse a presidente do Conif, Ana Paula.
Para Nilra Jane, é uma enorme satisfação receber os reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para, durante três dias, debaterem temas importantes como o orçamento e o fortalecimento das políticas públicas da educação profissional, científica e tecnológica. “É uma honra para o Instituto Federal de Roraima sediar este momento histórico, que reafirma o compromisso da rede com o desenvolvimento da Amazônia e com a transformação social por meio da educação”, afirmou.
Entre os pontos abordados na manhã do primeiro dia estava a realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que, neste ano, serão realizados de 24 a 29 de novembro, no Rio Grande do Norte. O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, que também é vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, explicou que 90% das modalidades serão concentradas no Campus Natal-Central.
Mas também temas estratégicos estarão em pauta no decorrer da reunião, como a aprovação das regras eleitorais de 2026, a governança institucional, a formação docente, a avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT) e as ações para a PLOA 2026. Além disso, serão debatidos o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), a reforma administrativa e a apresentação de candidaturas para a Reditec 2027.
Na pauta, ainda constam visitas técnicas dos dirigentes aos Campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste do IFRR, na Capital, quando terão a oportunidade de conhecer de perto as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Sousa/IFRR
4/11/2025