Grupo gestor realiza acolhimento dos novos alunos dos cursos técnicos subsequentes

Publicado em 16 de Agosto de 2023 às 17:53
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

Cerca de 150 alunos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Energias Renováveis, Enfermagem e Informática foram recepcionados

Acolhimento 1
Acolhimento 1

Nesta segunda-feira, 14, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), ocorreu o acolhimento dos novos alunos dos cursos técnicos subsequentes referente ao período letivo 2023.2.


Cerca de 150 alunos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Energias Renováveis, Enfermagem e Informática foram recepcionados pela equipe gestora e pedagógica do campus, pelos coordenadores de cursos e pelos respectivos professores.


Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, essa atividade de recepção aos novos alunos é fundamental para que se sintam acolhidos e conheçam os principais serviços ofertados pela instituição. “A cada início de ano, módulo ou semestre letivo, fazemos esse momento de apresentação do Campus Boa Vista e do IFRR, falando um pouco a respeito da história da instituição, da organização do campus e dos demais serviços ofertados. Não se trata apenas de um protocolo a ser cumprido. Queremos que se sintam acolhidos e comecem a se sentir parte da instituição. É também o momento de apresentarmos os servidores técnicos e docentes com quem eles vão conviver diariamente, e isso é muito importante para criar os vínculos necessários ao sucesso formativo de cada um deles”, disse.

Durante a ação de acolhida, a equipe gestora apresentou aos novos alunos um pouco da história do Instituto Federal de Roraima e do Campus Boa Vista, destacando a importância da formação técnica e tecnológica. Logo após, os estudantes foram conduzidos pelos coordenadores de curso às dependências da unidade de ensino, recebendo orientações específicas de cada curso.

A apresentação institucional foi coordenada pelo diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, que, em sua fala, destacou a importância da formação técnica e tecnológica, dando ênfase às ações de ensino, pesquisa e extensão que o IFRR vem desenvolvendo ao longo dos seus 30 anos de história, desde a Escola Técnica Federal, passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica, o Cefet, até chegar ao Instituto Federal de Roraima.

Encerrada a apresentação, os estudantes, conduzidos pelos coordenadores de curso, foram direcionados para um tuor institucional, visitando os principais setores da unidade de ensino.

Conforme Noronha, a programação de acolhimento segue, por toda a semana, com apresentações dos programas institucionais de fomento a projetos e de assistência estudantil, além do acesso ao Suap, ao sistema da biblioteca, entre outros temas importantes.