Uma comitiva do Instituto Federal de Roraima (IFRR) integrou a programação do 21º Congresso de Ensino Superior a Distância (Esud) e do 10.º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud), realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os eventos, ocorridos de 11 a 14 de novembro, reuniram especialistas nacionais e internacionais para discutir o tema “Disrupção Tecnológica e Política na EAD”, com foco nas transformações digitais e nos impactos das novas políticas educacionais brasileiras.
A equipe foi integrada pela coordenadora-geral da UAB, Larissa Jussara Brito Sombra; pela coordenadora de EAD do Campus Boa Vista Zona Oeste, Aline Lima Soares da Costa; pela coordenadora pedagógica de EAD, Aldaires Aires da Silva Lima; pelo coordenador do curso Educação Física em EAD, Marcello da Silva Soares; e pela tutora do curso Licenciatura em Pedagogia em EAD, Maria do Carmo Guerreiro César.
Durante os quatro dias, os congressos promoveram intensa troca de experiências por meio de palestras, painéis temáticos, oficinas práticas e apresentações orais, reunindo pesquisadores, gestores, docentes e estudantes. Os debates abordaram desafios emergentes da educação a distância, além de oportunidades impulsionadas por metodologias pedagógicas inovadoras, políticas públicas inclusivas e novos modelos de gestão acadêmica baseados em tecnologias emergentes.
A edição de 2025 dos eventos teve como destaque especial reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2024 e os Referenciais de Qualidade para a EAD, fortalecendo discussões estratégicas para a consolidação da modalidade no País. Para o IFRR, a presença da instituição representou um momento de atualização e aproximação com as tendências que orientam a evolução da educação digital.
Segundo Larissa Sombra, para o IFRR, que, ao longo dos anos, vem consolidando a EAD como uma oferta comprometida, de qualidade e alinhada às necessidades dos estudantes, a participação no Esud e no Ciesud foi fundamental. “Os congressos possibilitaram uma participação mais abrangente e complementar, reunindo conhecimentos e resoluções importantes que serão compartilhados com os profissionais envolvidos no desenvolvimento da educação a distância no instituto”, disse.
'
Ascom/IFRR
Colaboração: Solange Almeida
Edição: Rebeca Lopes
Foto: Divulgação
17/11/2025