O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas para o processo seletivo do programa de pós-graduação profissional stricto sensu em Gestão e Estratégia, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A seleção é voltada exclusivamente para os técnicos administrativos em educação (TAE) do IFRR.
Para participar, os candidatos devem ter graduação em qualquer área e atender aos critérios estabelecidos no edital. Serão disponibilizadas 20 vagas, distribuídas entre a concorrência geral e as ações afirmativas.
Interessados têm até o dia 26 de janeiro para se inscrever. No ato da inscrição, é necessário anexar os documentos exigidos e o pré-projeto, que deve estar direcionado a uma das duas linhas de pesquisa do programa.
O processo seletivo consiste em cinco etapas: 1) homologação da inscrição; 2) avaliação de conhecimentos em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira; 3) análise do pré-projeto e arguição oral do candidato; 4) entrevista, para os candidatos às vagas de ações afirmativas; 5) resultado classificatório.
Conforme o cronograma do edital, o resultado final será divulgado em 20 de março. As aulas serão agendadas após a finalização do processo seletivo e ocorrerão no Campus Boa de forma presencial no modelo modular.
Confira o edital e os procedimentos para realizar a inscrição no link a seguir: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/servicos_digitais/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-processo
PALAVRA DA GESTÃO
O professor doutor Romildo Nicolau Alves, atual reitor em exercício e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, detalhou o histórico e os objetivos do novo curso de pós-graduação oferecido pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Segundo o reitor, as tratativas para a implementação do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia começaram em meados de 2024, por meio de uma parceria entre o IFRR e a Coordenação do Curso de Mestrado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Alves ressaltou que o curso foi criado para atender a uma demanda específica dos técnicos administrativos em educação (TAE) do instituto. “Este mestrado permitirá aos TAEs se qualificarem e ao mesmo tempo desenvolverem projetos que contribuirão diretamente para a melhoria dos serviços prestados pelo IFRR à sociedade de Roraima”, finalizou.
Texto: Sofia Lampert
Ascom/Reitoria
9/1/2025